Agricultores (as) familiares indígenas da comunidade Laranjal, município de Alvarães (a 531 km de Manaus), participaram de uma Demonstração de Método (DM) sobre o cultivo da banana na última terça-feira (3). A atividade foi desenvolvida pela Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas IDAM/Alvarães.
O objetivo foi incentivar os agricultores a cultivarem variedades de banana em áreas de terra firme, visando resgatar e multiplicar as mudas, já que a produção agrícola sofreu perdas devido à cheia dos rios.
De acordo com o extensionista rural do IDAM, Waldejane Moreira, responsável pela atividade, a ideia foi apresentar técnicas adequadas para o cultivo da banana em terra firme com intuito de evitar futuras perdas na produção.
Em uma área de um hectare foram cultivadas bananas das variedades pacovan, prata regional e maça regional, onde os participantes aprenderam na prática as técnicas de plantio da cultura como, preparo de área, demarcação, piqueteamento, balizamento, abertura de covas, adubação, limpeza, seleção de mudas, plantio e cobertura morta.
Para Moreira, a banana sem dúvida, é uma fruta bastante consumida em todo mundo, por isso o retorno é garantindo. Segundo ele, é uma cultura de ciclo curto e fácil manejo, além da vantagem de ser consumida “in natura” e ter uma boa resistência para o transporte.
Apesar de a principal atividade econômica do município ser voltada para a cultura da mandioca, a banana vem ganhando espaço nas áreas agrícolas cultivadas pelos agricultores. Hoje o município conta com uma produção de aproximadamente 22 toneladas de banana/ano.
Demonstração de Método – É uma atividade que propicia a utilização de uma técnica conhecida e comprovada, de forma objetiva e clara, pelo demonstrador, a uma pessoa ou a um grupo de pessoas que possua interesses comuns, com a finalidade de desenvolver destrezas e habilidades, uma vez que seu princípio básico é aprender a fazer fazendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário