segunda-feira, 18 de março de 2013

Idam: Há 17 anos oferecendo oportunidades para o homem do campo



18/03/2013 - Omar José Abdel Aziz
Editorial

O nosso governo estabeleceu como uma de suas principais prioridades o desenvolvimento do setor produtivo rural do Estado. Através do programa Amazonas Rural, estamos criando as condições necessárias para que possamos potencializar a atividade econômica no campo e, assim, gerar emprego, renda e mais oportunidades para a população do interior. 
Estamos implantando um conjunto de medidas voltadas para o desenvolvimento sustentável a fim de tornar o Estado autossuficiente em alimentos e produtos agroflorestais, a partir da consolidação de culturas tradicionais, como peixe, fibras, borracha, frutas regionais, manejo madeireiro e a pecuária.  Entre as principais ações de governo estão a melhoria da infraestrutura, o acesso facilitado ao crédito, além da capacitação. E o  Idam, como órgão que promove a assistência técnica e a extensão rural junto aos produtores, tem participação decisiva nesse processo. 
Nos seus 17 anos de atuação, o órgão conseguiu romper uma das barreiras mais difíceis que o poder público enfrenta para levar serviços ao interior, que são as distâncias e o isolamento característicos da nossa região. O Idam é um dos poucos órgãos do Estado a estar presente em todos os municípios do interior e isso o credencia para estar na linha de frente desse novo momento da nossa economia.



Omar Aziz e Edimar Vizolli
Omar Aziz e Edimar Vizolli
Ao passar dos anos, o órgão tornou-se uma referência importante na Amazônia, tanto para os produtores, quanto no âmbito institucional, através de um quadro técnico qualificado e comprometido com o desenvolvimento do setor produtivo. São pelo menos 66 escritórios espalhados nos 62 municípios, o que atribui ao Idam uma enorme capilaridade.
Temos um grande desafio pela frente, que é chegar com a tecnologia, com a semente, com os insumos e com o crédito agropecuário junto ao produtor, individual ou cooperado e, ainda, abrir caminhos para o escoamento da produção, para a promoção da comercialização e estimular a agroindústria. Esse é o caminho para a nossa redenção. Parabéns a todos os servidores e servidoras do Idam. Com otimismo e determinação, vamos vencer o desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário