segunda-feira, 18 de março de 2013

AMAZONAS RURAL




          O Amazonas Rural consiste de um pacote de medidas para aumentar a produção e fortalecer a Assistência Técnica e Extensão Rural e Florestal, a fim de tornar o Amazonas autossuficiente em alimentos e produtos agroflorestais, dinamizar a economia dos municípios, gerando riqueza e oportunidades de emprego a partir da criação de mais de 200 mil ocupações, além de estimular o desenvolvimento sustentável, através da consolidação de culturas tradicionais, como peixe, fibras, borracha, frutas regionais, manejo madeireiro e a pecuária.
          Um dos principais eixos do Amazonas Rural é o desenvolvimento do setor pesqueiro, com a consolidação de cinco polos de aquicultura no Estado e assim fazer com que o Amazonas se torne uma referência na produção de peixe em cativeiro. Conheça as principais bases do projeto que nortearão as nossas atividades para melhorar a qualidade de vida do produtor amazonense.

  • PROJETO RIO NEGRO
  •           O projeto incentiva a piscicultura, criação de pequenos animais, peixe ornamental, cultivo de piaçava, horticultura, com e Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), na calha do Rio Negro.

  • INFRAESTRUTURA E CAPACITAÇÃO
  •           O programa Amazonas Rural prevê a recuperação de 4 mil quilômetros de estradas e vicinais, aquisição de barcos e caminhões e a construção de feiras. Para garantir as metas, o Governo do Estado trabalha para capacitar e qualificar o produtor e promover assistência técnica qualificada. Nesse sentido, está implantando, por meio da Fapeam, o Projeto Residência Agrária, para contratação de 170 profissionais recém-formados, de nível superior e médio, beneficiando 85 mil pessoas, e ampliando o quadro de extensionistas.

  • REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
  •           O programa Amazonas Rural pretende, em parceria com o Governo Federal, avançar com a regularização fundiária no Amazonas, o que permitirá ao produtor o acesso ao crédito e a todos os benefÍcios que dependem do registro.

  • PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS
  •           O Governador Omar Aziz assinou o Termo de Adesão do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA, que vai beneficiar 685 famílias de 17 municípios com aquisição de aproximadamente 855 toneladas de alimentos. O convênio é de R$ 2.429.000,00 e os alimentos adquiridos dos produtores rurais serão doados a 34 entidades assistencialistas. Na segunda fase serão beneficiados mais 19 municípios.

  • CRÉDITO
  •           A linha de crédito "Mais Alimento", foi apresentado com volume de negócios previstos em R$ 30 milhões, cujo objetivo é financiar a aquisição de tratores para facilitar a mecanização dos solos, reduzir o desmatamento e aumentar a produtividade. O crédito será operacionalizado por meio do Banco do Brasil e Banco da Amazônia com o juro de 2% ao ano será subsidiado pelo Governo do Estado, ou seja, o produtor só paga ao banco o valor emprestado, ou seja o capital. O Governo do Estado por meio da Afeam também estará disponibilizando recursos do Fundo FMPES para aplicação no setor rural, incentivando o aumento da produção agropecuária e florestal.

  • AGROINDÚSTRIA, EXTRATIVISMO E PECUÁRIA
  •           Com vistas a gerar emprego e agregar valor aos produtos, como o açaí, o pescado, frutas regionais, produtos florestais e outras culturas tradicionais, o Amazonas Rural prevê o estímulo à fruticultura com a finalidade de garantir fornecimento para a agroindústria. O extrativismo será fortalecido, por meio do incentivo à produção de fibra (juta e malva). Na borracha pretende mobilizar seringueiros, distribuir kits sangria, abrir novas estradas e construir casas populares para estes trabalhadores. Implantar planos de manejo simplificado para legalizar a produção madeireira e atender serrarias e movelarias legalizadas. Na pecuária, tornar o Amazonas área livre de febre aftosa, com vacinação, e assim ampliar a produção de leite e o manejo das pastagens com uso de tecnologia.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário