segunda-feira, 18 de março de 2013

Idam completa 17 anos com grandes elevações no setor primário


18/03 ››
Edimar Vizolli - Presidente do Idam
Edimar Vizolli - Presidente do Idam
18/03/2013 - Maysa Naice
Um ano antes de completar a maioridade, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas – Idam, criado pela Lei Estadual Nº 2.384, de 18 de março de 1996, tem uma trajetória de bons serviços prestados que transcende seus 17 anos de existência, na prestação do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no Amazonas.
Herdeiro do legado das extintas ACAR e Emater, o Idam se estabilizou como órgão oficial de ATER do Amazonas, com o compromisso de levar este serviço, de forma gratuita, a todos os agricultores/produtores rurais, conforme Constituição Estadual e Federal.
Ao longo de sua existência são executadas ações voltadas para o desenvolvimento rural sustentável, fundamentado nas questões ambientais, geração de ocupações econômicas e renda, fortalecimento das cadeias produtivas nas áreas agropecuárias, florestal, pesca e piscicultura, bem como atividades rurais não agrícolas, notadamente, à organização dos processos produtivos, de beneficiamento/agroindustrialização e de comercialização da produção, com vistas à inclusão social e produtiva. 

Vinculado a Secretaria de Estado de Produção Rural - Sepror, o Idam atende hoje mais de 92 mil agricultores familiares/produtores rurais distribuídos nos 62 municípios do Amazonas. Possui uma equipe de 340 extensionistas rurais que atuam nas 66 Unidades Locais. O número ainda é inferior ao desejado, tendo em vista que a Política Nacional de Ater (Pnater), coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), sugere que cada extensionista possa assistir até 100 produtores rurais/ ano. E desta forma, o Idam luta para conseguir esta meta e melhorar, cada vez mais, a assistência oferecida aos beneficiários. 

A partir do lançamento do Programa Amazonas Rural, implementado pelo governador Omar Aziz, em 2012, foram criadas novas oportunidades para que os agricultores familiares/produtores rurais tivessem mais acesso a emprego e renda no interior do Estado. “Atendendo a determinação do governador, estamos buscando aprimorar as parcerias com o Governo Federal e as Prefeituras, principalmente para que possamos aumentar o número de extensionistas no campo”, disse o presidente do Idam, Edimar Vizolli.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE mostram que os agricultores familiares/produtores rurais que recebem serviços de ATER de qualidade, tem a renda quatro vezes superior aos que não recebem o benefício.
“No Estado, a determinação do governador Omaz Aziz é clara e a ideia é que os serviços de ATER atenda todos os agricultores familiares do Amazonas”, reforçou Vizolli, afirmando que o Projeto Residência Agrária, coordenado pela Sepror, deve contribuir, significativamente, com a ajuda na assistência técnica oferecida ao homem do campo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário