segunda-feira, 1 de abril de 2013

Semana do Peixe movimenta consumidores de Itacoatiara



01/04/2013 - Núbia Pereira
Dez toneladas de tambaquis, provenientes da piscicultura, foram comercializadas no  município de Itacoatiara, por ocasião da Semana do Peixe realizada no período de 26 a 30 de março.
O evento foi promovido pela Unidade Local (Unloc) do Idam em parceria com a Prefeitura, Ministério da Pesca, Colônia de Pescadores Z-13 e grupos locais, com o objetivo de incentivar o consumo do pescado no município.
Os tambaquis que tinham peso superior a 2 quilos foram criados por cinco agricultores familiares, em viveiros escavados.

A atividade de piscicultura é um dos ramos da aquicultura, destinada à criação de peixes em ambiente com condições propícias para o melhor desenvolvimento. Hoje, Itacoatiara produz, em média, 200 toneladas de tambaqui, uma das espécies mais comercializadas no estado do Amazonas. 
Levantamento recente da Unloc/Idam registra trinta e cinco piscicultores atuando neste tipo de atividade. Grande parte da produção é comercializada no mercado de Manaus e serve de incremento da renda e da alimentação familiar dos agricultores.



Segundo a engenheira de pesca do Idam, Deilce Araújo, existe no município 161 hectares alagados, considerados propícios à prática de piscicultura. A atividade é rentável e incentivada pelo governo do Estado, que oferece financiamentos, seja por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) ou de parcerias com o governo federal. No entanto, muitos agricultores ainda resistem por conta do alto custo e do trabalho em manter os espaços.
Vale lembrar que, o cultivo de peixes é o segmento da produção animal que mais cresce no cenário mundial atual superando, inclusive, as tradicionais criações de bois, aves e suínos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário