Criação de ovinos.
04/04/2013 - Davi Sampaio
No município de Urucará (distante a 270 km de Manaus), produtores rurais da Colônia Agrícola Uirapuru, localizada na estrada Urucará - Marajazinho, investem na ovinocultura (criação de ovinos) utilizando tecnologias agrícolas que visam melhorias na produção e qualidade do rebanho.
O uso das técnicas como, o preparo do solo mecanizado e genética da raça dos animais tem gerado ótimos resultados para a atividade, bem como, plantios de variedades de capim que são considerados de alta produtividade, e com valor nutricional adequado a raça de ovinos Santa Inês.
A equipe técnica da Unidade Local do IDAM / Urucará, realiza quinzenalmente visitas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) aos produtores da região, com intuito de orientá-los quanto ao manejo sanitário. Também são repassadas recomendações para obter bons rendimentos na carne.
Segundo o extencionista rural do IDAM, Omessias Macêdo, que acompanha todo o processo, explicou que a procura pela carne tem crescido na região, o que sem dúvida motivou os produtores a buscarem novas tecnologias para que seja possível atender a demanda com um produto de boa qualidade, e ressaltou que além da produção animal, os produtores rurais da Colônia Uirapuru também desenvolvem atividades voltadas ao cultivo da mandioca para produção de farinha.
Formação de capineira.
I Encontro de Pecuaristas de Urucará
Com objetivo de fortalecer a cadeia da produção animal em Urucará, a Unidade local do IDAM, promoveu o I Encontro de Pecuaristas de Urucará, realizado no dia 18 de março, no Plenário da Câmara Municipal, onde foram discutidas novas tecnologias disponíveis para desenvolvimento da pecuária no município. Linhas de créditos para recuperação de pastagens e aquisição de animais com alto potencial genético, reforma e ampliação de instalações, aquisição de máquinas e implementos, cadastro ambiental rural – CAR e importância da vacinação contra febre aftosa e brucelose, foram alguns dos temas abordados na ocasião.
De acordo com o gerente da Unidade Local, Manoel Pedro Braga Paes, este encontro foi de grande importância para a pecuária urucaraense. “Nossa pecuária precisa crescer urgentemente, e de maneira vertical em harmonia com o meio ambiente, inserindo tecnologias que estão dando certo em outros lugares, através do manejo do solo, recuperação de pastagem, pastejo rotacionado e irrigação”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário