04/04/2013 - Paula Vieira
Implantação de projetos para cultura do açaí cultivado em terra firme, foi a pauta da reunião realizada no último dia 26, pela Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) em parceria com a Prefeitura Municipal e Câmara Municipal. O evento aconteceu na comunidade Foz do Canumã, localizada no rio Canumã, município de Borba (a 151 km de Manaus).
O objetivo foi mobilizar agricultores familiares interessados em investir na atividade, a financiar projetos pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), por meio do Banco da Amazônia.
Informações sobre a importância nutricional, aspectos econômicos, mercado consumidor, exigências fitossanitárias, padrões de qualidade, e outros assuntos referentes aos projetos voltados para cultura do açaí, foram abordados pelo gerente da Unidade Local do IDAM, José Tarcisio da Silva e Souza.
Segundo Souza, a proposta é implantar 1,0 hectare de açaí a ser consorciado com mandioca e banana em área de terra firme.
Para o prefeito municipal, José Maria Baia Maia, está é uma oportunidade ímpar para o município adquirir uma identidade agrícola consistente, pois a cultura tem um mercado em plena expansão, além de ser um fruto relativamente fácil de condução, e de conhecimento de todo agricultor familiar da região.
De acordo com a agenda da Unidade Local do IDAM, outras reuniões serão realizadas. A próxima será na área indígena Cunhã-Sapucaia, e na sequência na aldeia indígena Kwata.
Requisitos necessários para o financiamento
Identificação dos interessados, bem como, coleta de documentação para pesquisa cadastral, elaboração do laudo de vistoria, emissão da declaração de aptidão ao Pronaf (DAP), e elaboração dos projetos para encaminhamento ao agente financeiro para análise.
Nenhum comentário:
Postar um comentário