quinta-feira, 23 de maio de 2013

Idam capacita agricultores do município de Itapiranga


23/05 ›› Idam capacita agricultores do município de Itapiranga
Semente de andiroba
Semente de andiroba
23/05/2013 - Paula Vieira
O governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), realizou no período de 14 a 16 de maio, um Curso sobre Boas Práticas de Coleta e Extração do Óleo de Andiroba. O evento aconteceu na Reserva de Desenvolvimento Sustentável - RDS/ Uatumã, localizada na comunidade Maanaim, município de Itapiranga (a 227 km de Manaus).
O objetivo foi disseminar o uso das técnicas adequadas de extração do óleo de andiroba, uma vez que o produto tem grande aceitação na região, mas, ainda precisa ser mais explorado pelas famílias, por conta do seu potencial.
Manejo florestal não madeireiro, descrição botânica, ecologia, uso das espécies, produção de mudas no viveiro, germinação das sementes, floração e frutificação, transporte, beneficiamento, cozimento, reposo e preparo da massa, extração do óleo e monitoramento da produção, foram algumas das técnicas abordadas durante o curso que foi dividido em teoria e prática. 



Participantes certificados pelo Idam
Participantes certificados pelo Idam
De acordo com o técnico em agropecuária e ministrante do curso, Osmazio Junior, a ideia é aumentar a produtividade do óleo de andiroba na região, para que futuramente seja comercializado em mercados locais, visto que, todo o material extraído era utilizado somente para consumo próprio das famílias. 
É importante ressaltar, que a madeira e o óleo são as partes da andiroba mais utilizadas para a comercialização. No entanto, existe uma lei estadual que proíbe o corte e a comercialização das andirobeiras, uma vez que já foi comprovado por pesquisadores ambientais, que uma árvore de andiroba quando cortada fornece madeira uma única vez, e se preservada pode produzir em média até 2.500 sementes por ano.  
Para o agricultor familiar, Ivanilson Baraúna Santos, com as técnicas aprendidas será possível aproveitar  em grande quantidade o óleo extraído da semente de andiroba, o que sem dúvida vai gerar renda e oportunidades de emprego para as famílias.  
O curso contou com a participação de onze agricultores familiares.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário