quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Açaí, castanha e pescado integram Projeto de Internacionalização

 
O superintendente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Adriano Trentin Fassini e o presidente da Fecoop Norte (Federação das Cooperativas da região Norte), José Merched Chaar receberam, na manhã desta quarta-feira, dia 21 de agosto, representantes de diversos segmentos do primeiro e segundo setores da economia para discutir a implantação da Cadeira Produtiva do Açaí, Castanha e Pescado, na terceira reunião do projeto.
O próximo encontro, que estará na sua quarta edição possivelmente no mês de outubro, será para acompanhamento do andamento do projeto, contatos, etc. Até a participação em feiras nacionais e internacionais está sendo cogitada para que se avalie o mercado no qual os itens, açaí, pescado e castanha sejam inseridos.

De acordo com Adriano Trentin Fassini, os encontros são importantes porque trabalham frente às potencialidades da região e instigam diversas cooperativas a expandirem os horizontes comerciais das mesmas para que comercializando não somente junto aos governos, pelos Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) ou de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), mas também com países e empresas privadas.
"Há cooperativas que tem a potencialidade de exportação, mas optam por estabelecer contrato somente com os governos. Mesmo assim, estamos avaliando cada fase com cuidado e responsabilidade, porque lidar com o poderio extrativo destes setores independe do que se firma entre cooperativa e contratante, mediante a safra", explicou o superintendente.
Entre as instituições presentes estavam a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e de uma consultoria na área de área de Agricultura Orgânica. 
A reunião segue um cronograma de atividades e encontros que demandam elaboração do projeto, diagnósticos, criação de logomarca, buscar parcerias e composição da equipe de trabalho. Neste primeiro momento, cinco cooperativas do ramo extrativismo (castanha), três de produção de açaí e três de pescado foram pré-selecionadas para compor a iniciativa.
No próximo mês, já na fase intermediária do projeto, segundo informações do consultor da Terra Ecológica, Valdecir Queiroz Filho, será o momento de iniciar o processo de certificação, desenvolver capacitações. A ideia é que os treinamentos, que podem ser feitos em parceria com a Fieam ou o Senar, por exemplo, ocorram entre os meses de setembro de 2013 até março de 2014.
"Vamos ainda a algumas cooperativas que demonstram ter potencial para ser inserido no projeto, todos sob orientação do Sistema OCB/Sescoop-AM", disse o consultor.  
Para abril de 2014, as entidades parceiras do projeto pretendem promover um seminário de lançamento, voltado a tornar público o negócio junto às instituições, empresas e a imprensa com o objetivo de sensibilizar, firmar, motivar e dar visibilidade ao projeto.
A comercialização dos itens acontecerá a partir da certificação orgânica dos mesmos e ao fim de março do ano de 2015, uma avaliação do projeto deve ser feita para que se levante os resultados obtidos.
Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM
Texto: Carla Santos/Coopcom - Cooperativa de Comunicação do Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário