sábado, 24 de agosto de 2013

Agricultores familiares começam a sacar recursos no novo modelo de adesão do PAA

* "Estou entre os que defendem o pagamento direto ao agricultor, extrativista e pescador artesanal. Essa prática deveria ser obrigatória, jamais optativa, inclusive em programas estaduais e municipais ligados à compra de produtos regionais. O exemplo abaixo é perfeito....Thomaz"
                    
23/08/2013 17:15
                     
Clique na imagem para ampliar

Imagem da tela de acesso do portal. Clique na Imagem para Ampliar
O agricultor familiar Paulo Teixeira da Rosa saca recursos do Programa de Aquisição de Alimentos. Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Toledo (PR)
Brasília, 23 – Os municípios que operam a nova forma de adesão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para a modalidade de Doação Simultânea já estão recebendo os recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Ao todo, na primeira folha de pagamento do Programa com o novo formato, repassa recursos no total de R$ 263 mil, pagos diretamente do Ministério para agricultores familiares de cinco municípios brasileiros habilitados: Toleto (PR), Araçatuba (SP), Arari (MA), Itaju do Colônia (BA) e Gramado Xavier (RS).

De acordo com a nova forma de operação do programa, o saque será feito pelo próprio agricultor familiar, diretamente nos terminais do Banco do Brasil, por meio de um cartão magnético – específico do PAA e individual. Ao todo, cada agricultor pode receber até R$ 5,5 mil por ano.

Ação no Paraná - Nesta sexta-feira (23), em Toledo (PR), agricultores familiares que fornecem alimentos para o Programa receberam os valores referentes à primeira entrega. Os produtos, entregues no mês de julho na Unidade Central de Produção de Alimentos (Cozinha Social) do município, são utilizados na elaboração de 2500 refeições diárias, servidas nos cinco restaurantes populares e entregues em dez entidades sociais, com cerca de três mil atendimentos diários.

Para o agricultor familiar Paulo Teixeira da Rosa, a entrega dos produtos para o PAA representa um auxílio importante. “Eu entrego legumes e verduras para a prefeitura e é um recurso financeiro certo que retorna para a gente”, comemorou. 

De acordo com dados da secretaria municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atualmente estão cadastrados 189 agricultores familiares e 65 estão aptos a receber o repasse. São adquiridos e doados verduras, legumes, pães, bolachas, massas, queijos, mel, melado, suco de uva e carnes bovina, suína e de peixe (filé de tilápia).
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário