segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Cooperativa de Crédito está sendo projetada para o distrito de Matupi

O presidente do Sistema OCB-Sescoop/AM, Petrucio Magalhães Junior viaja nesta segunda-feira, dia 19 de agosto, para o município de Apui para integrar a comitiva composta por gestores do Sicoob que irão acompanhar o processo de efetivação de constituição de uma cooperativa de crédito no distrito comunitário de Matupi, que deve atender também, aos municípios vizinhos, Apuí e Humaitá, na região Sul do Estado.  

Pelo Sicoob, órgão gerenciador das cooperativas de crédito na região, irão o presidente do Sicoob Norte, Edson Quevedo e o diretor operacional da entidade, Tadashi Hattori, além do presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Edimar Visolle. 
Segundo o presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, o encontro foi agendado durante uma visita do grupo no último dia 6 de agosto, para tratar do Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito, o Concred, que trouxe a Manaus também, a superintendente e a gerente de Marketing da Federação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) Maria Telma da Silva e Brunna Patricia Soares, respectivamente. 
“Aquelas localidades precisam ter um correspondente financeiro para facilitarem os procedimentos necessários à produção e à criação. É uma chance de estabelecermos laços e estreitarmos as relações entre os cooperativistas e o Instituto que trabalha para promover o desenvolvimento rural sustentável”, explicou o presidente. 
De acordo com Edson Quevedo, do Sicoob Norte, os primeiros contatos com o grupo de pouco mais de 150 pessoas, interessadas na constituição da cooperativa, começaram no ano de 2008. 
“A ratificação do interesse deles vem num momento muito bom, porque as condições de acesso à comunidade melhoraram e atende a um dos nossos objetivos, que é o de instalar cooperativas de potencial em escalas de abrangência, ou seja, com ampliação do grupo a ser alcançado”, explicou, lembrando, porém, que para ser oficialmente criada, a cooperativa passará, ainda, pelo crivo do Banco Central do Brasil. 
Ainda segundo o gestor do Sicoob, é meta expandir o cooperativismo de crédito na região Norte, hoje, com 2,3% de participação de crédito levando em consideração a proporção nacional. "Temos um potencial imenso. Só no Sistema Sicoob, somos 34 mil cooperados, sem falar em outros sistemas, por isso, temos de pensar sempre em popularizar o cooperativismo de crédito entre nossos entes”, finalizou. 
Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM e Sicoob
Texto: Carla Santos/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário