sábado, 17 de agosto de 2013

Curso de cozinha regional do tambaqui é realizado em Barcelos

Por Paula Vieira,                    


Beneficiamento do tambaqui
Com objetivo de agregar valor a uma das espécies de pescado mais consumidas pelos amazonenses, como o tambaqui, e apresentar opções de cardápio alimentar no município de Barcelos (a 399 km de Manaus), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está realizando um curso sobre cozinha regional do tambaqui. A capacitação teve início na última quarta-feira (14) e se estende até amanhã (17).
Salada, mojica, farofa, pasta, salpicão, vatapá, suflê e lasanha são algumas das receitas que estão sendo preparadas com a carne do tambaqui.
De acordo com a gerente da Unidade Local do IDAM/Barcelos, Gilciane Plácido, a ideia de realizar o curso surgiu a partir da necessidade de buscar alternativas para a comercialização do tambaqui, seja na forma tradicional ou em pratos deliciosos.
O curso está sendo ministrado pela nutricionista e consultora do Sebrae, Liete Barbosa de Lima, que apresentou as participantes a importância da higienização na hora de manipular os alimentos. “A higiene pessoal, do ambiente de trabalho, dos utensílios e equipamentos são indispensáveis para a segurança alimentar”, orientou.
Segundo Liete, as pessoas que trabalham com o setor alimentício devem estar cientes que o uso de EPIs, como avental e toucas são obrigatórios, assim como a manutenção do ambiente de trabalho para que o acúmulo de pragas seja evitado.
Vale destacar, que no município a produção de pescado da espécie tambaqui chega a 10 toneladas e os sistemas de cultivo utilizados são os de tanque escavado e gaiola.
O curso está sendo ministrado na lanchonete da empreendedora Fátima Machado, localizada na Avenida Efigênio Sales, nº. 144, Centro. Participam da capacitação cerca de 20 mulheres entre agricultoras, piscicultoras e empreendedoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário