Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) confirmou a realização da greve geral da categoria a partir de zero hora de quinta, dia 29, com a paralisação das atividades em todo território nacional.
Os fiscais agropecuários estão em "estado de greve de ocupação", atendendo somente os casos emergenciais, em protesto contras indicações políticas para ocupar os principais cargos da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura.
Como parte das manifestações, os fiscais distribuirão quatro toneladas de frango congelado para a população em frente à sede do Ministério, a partir das 10h. Em São Paulo haverá distribuição de banana e, em Salvador (BA), os fiscais realizam ato fúnebre pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Os fiscais protestam contra as nomeações de profissionais de fora do quadro de servidores do Ministério da Agricultura, como o advogado Rodrigo Figueiredo para comandar a Secretaria de Defesa Agropecuária, e do veterinário do setor privado Flávio Braile Turquino para o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa). A Anffa Sindical lembra que “o cargo de secretário de Defesa Agropecuária está no radar de partidos políticos e entidades do setor produtivo disputam sua indicação há vários anos".
As manifestações dos fiscais também são contra cortes de orçamento do Ministério da Agricultura para atividades fins, como é o caso da Defesa Agropecuária, que, em julho, recebeu R$ 102 milhões do valor previsto para 2013.
– Neste mês, o governo não repassou nenhuma verba para as atividades técnicas de manutenção e fiscalização – ressaltou o presidente da entidade, Wilson Roberto de Sá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário