sábado, 24 de agosto de 2013

Municípios do Sul do Amazonas poderão ter cooperativa de crédito

 
Maior área pecuarista da Amazonas, a região Sul do Estado deverá receber a primeira cooperativa de crédito rural a partir da visita que uma comitiva, composta pelo presidente do sistema OCB-Sescoop/AM, Petrucio Magalhães Júnior, representantes do Sicoob Norte, o presidente, Edson Quevedo e o diretor operacional, Tadashi Hattori a municípios da região Sul do Amazonas. Durante toda esta semana, o grupo esteve na cidade Apuí, promovendo o cooperativismo e cumprindo agenda para divulgação do segmento que deverá beneficiar comerciantes, agricultores e pecuaristas.

O presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães Júnior declarou que, por onde passou, fez questão de frisar a importância da cooperativa, no que consiste as possibilidades de liberação de recursos, como o Pronaf, Procap-Agro, Plano Safra da Agricultura Familiar, BNDES, Mais Alimento, entre outros. “É a solução mais viável de que os benefícios concedidos para o setor possam chegar à ponta e beneficiar aqueles que integram o primeiro setor no Estado”, afirmou o presidente.
Para o presidente do Sicoob Norte, Edson Quevedo, o perímetro tem um grande potencial em se tratando do ramo crédito.
“Pretendemos expandir o cooperativismo de crédito na região Norte, hoje, com 2,3% de participação - levando em consideração a proporção nacional e tendo em vista o poderia daquela mesorregião, certamente, conseguiremos concluir o projeto”, frisou.
Segundo o representante do grupo de comerciantes e pecuaristas, Carlos Pascoal, o interesse em constituir a cooperativa surgiu em 2008 e com o fortalecimento do projeto, os municípios de Apuí, Novo Aripuanã, Manicoré e Humaitá deverão ser beneficiados. Além de Pascoal, a comissão é composta pelo contador Ocimar Moreira, os comerciantes Leoni Galvan e Giliard Amaral e comerciante e pecuarista José Ribeiro. 
"Aqui, ficamos limitados geograficamente e pela inexistência de agências oficiais como o Banco do Brasil ou o Banco da Amazônia. Há apenas o Bradesco e isso inviabiliza que possamos expandir o negócio com a contratação de empréstimos e financiamentos públicos", disse Pascoal.
Durante a passagem da comitiva por Apuí, os comerciantes, pecuaristas e dirigentes do Sicoob Norte e Sescoop/AM cumpriram agenda em visita ao Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (Idam), a sede do Sindsul (Sindicato Patronal da categoria) onde foram recebidos por Carlos Cock, na Câmara Municipal, onde foram recebidos pelo presidente e vice-presidente, respectivamente, Vagner da Silva e Carlos Weber, na Prefeitura Municipal foram recebidos pelo vice-prefeito, Delmar José Hichter e na Rádio Cultura de Apuí. No Idam foram recebidos pelo gestor, Marcos Lese e no Sindsul e Carlos Cock.
Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM e Sistema Sicoob Norte
Texto: Carla Santos/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário