segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Sub-Câmara de Fibras se reúne em busca de solução para o setor

A sub-Câmara de Fibras Naturais do Estado do Amazonas reuniu pela segunda vez em Sessão Ordinária, nesta quinta-feira, 8 de agosto no auditório da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) para discutir assuntos relacionados ao setor primário do Estado.
Durante a reunião foram discutidos assuntos sobre linha especial de crédito para os juticultores cooperados da Coomapem (Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru), que tiveram sua produção destruída pelo incêndio no armazém da cooperativa, compras de sacarias biodegradáveis pela Conab, aquisição de sementes de juta e malva para o plantio da próxima safra, formação de estoque de produtos não alimentícios com exclusiva liquidação financeira a ser operado com recursos do MDA e certificação das unidades armazenadoras.
Para o superintendente regional da Conab,Thomaz Meireles, a criação da Sub-Câmara de Fibras é de grande importância para o setor produtivo, por ter um produto estratégico na economia do Estado. Ele completou dizendo que o Amazonas deveria ser mais prestigiado, por ser o maior produtor de fibras de juta e malva do país.
Thomaz também falou do distanciamento que o setor primário enfrenta atualmente dos deputados federal e senadores, que muitas vezes impedem a solução de vários problemas da agropecuária amazonense, e sugeriu as instituições que representam o setor primário e o cooperativismo que realizem trimestralmente convocações dos coordenadores da bancada federal do Amazonas para discutir o setor produtivo local.
“As instituições financeiras e de fomento são estratégicas na discussão da cadeia produtiva. É assim que funciona no Nordeste e Sul, é assim que devemos proceder aqui no Amazonas”, finalizou o superintendente.
O presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães júnior se mostrou satisfeito com os resultados da reunião, que discutiu as questões que atualmente enfrenta o setor produtivo do Estado e se colocou a disposição das instituições parceiras para procurar estratégias e tentar resolver essas questões. “Precisamos nos unir e buscarmos soluções para os problemas que enfrentam nossos produtores”, finalizou o presidente.
Fonte: Conab e Sistema OCB/Sescoop-AM
Texto: Eliezer Favacho/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário