Mais de cem projetos da agricultura familiar de 19 estados brasileiros receberão um total de R$ 5 milhões para investimento em infraestrutura, incluindo a compra de equipamentos, itens de armazenagem, veículos, estruturação, entre outros. O resultado final do 1º edital de chamada pública do acordo entre a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi divulgado nesta quinta-feira, 5 de setembro.
O Acordo entre Conab e BNDES visa o fortalecimento da agricultura familiar. Neste primeiro edital foram liberados recursos para 102 projetos, entre 1.633 inscritos, de associações ou cooperativas de produtores que operacionalizam o PAA e PNAE, com prioridade às mulheres e aos indígenas, quilombolas e povos tradicionais.
No Amazonas foram classificadas e contempladas dentro do limite dos recursos financeiros previsto (ordenadas por pontuação obtida) duas cooperativas dos municípios de Urucará (Cooperativa Agrofrutiferas dos Produtores de Urucará) e Jutaí (Cooperativa Mista de Desenvolvimento Sustentável de Jutaí - Jutaícoop), além de quatro Associações de produtores Agroextrativistas dos municípios de Canutama (Associação dos Produtores Agroextrativistas de Canutama), Manicoré (Comunidade de N.S. da Conceição), Lábrea (Comunidade José Gonçalves) e Rio Preto da Eva (Associação dos Produtores Rurais da Comunidade José Lindoso - Asprolin).
As cooperativas e associações de agricultores familiares que tiveram o projeto selecionado devem apresentar a documentação exigida no edital para a Superintendência Regional do Estado em que estão sediadas para assinar o Instrumento de Colaboração Financeira Não Reembolsável. Os documentos devem ser apresentados no prazo de até 60 dias.
O projeto será automaticamente eliminado caso a organização proponente não disponibilize a documentação exigida ou não compareça para a assinatura do Instrumento. Nessa situação, a Conab poerá substituir o projeto não contemplado por outro obedecendo a ordem de classificação e os limites estabelecidos no primeiro edital.
A Bahia apresentou o maior número de projetos selecionados, seguida de Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Amazonas e Goiás. O resultado está disponível no Diário Oficial da União e no site da Companhia. (Flávia Agnello/Conab).
Fonte: Conab e BNDES
Nenhum comentário:
Postar um comentário