Considerando que o cultivo da mandioca para fabricação de farinha é a principal atividade econômica desenvolvida pelas famílias rurais do município de Tonantins (a 867 km de Manaus), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – IDAM, realizou no período de 27 a 29 de agosto, um curso de boas práticas para fabricação da farinha de mandioca.
A atividade foi coordenada pela Unidade Local (Unloc) do IDAM/Tonantins e beneficiou um total de vinte e cinco agricultores familiares, que receberam informações sobre definição do produto, arranque da mandioca, desidratação, secagem e prensagem. Também foram abordadas noções de higiene durante a manipulação e processamento do alimento, além da importância de manter o ambiente de beneficiamento da farinha em ótimas condições de limpeza.
De acordo com o gerente da Unloc, Áureo Carvalho, a ideia foi demonstrar aos agricultores todas as técnicas adequadas para o processo de beneficiamento da mandioca até o produto final, fazendo com que a atividade proporcione aumento na renda familiar e melhore a qualidade de vida das famílias rurais.
O curso constou de aulas teóricas e práticas e foi ministrado pelo técnico em agropecuária e gerente da Unloc do IDAM/Amaturá, Fredson Pereira da Silva.
Atualmente o município dispõe de mais de 200 famílias trabalhando com a cultura da mandioca, onde a estimativa de produção chega a três toneladas de farinha/ano para cada hectare. Toda farinha produzida no município e utilizada para consumo próprio e o excedente para a comercialização.
A capacitação aconteceu na localidade do Igarapé do Manacá, propriedade do agricultor Paulo Lima. Ao final do curso todos os participantes foram certificados pelo IDAM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário