Estão abertas, até o dia 30 de setembro, as inscrições para o 1º Concurso Frederico de Menezes Veiga, com o tema “Quatro décadas da moderna agropecuária brasileira – inovações para segurança alimentar, competitividade e sustentabilidade”. A iniciativa da Embrapa visa estimular pesquisas que contribuam para o desenvolvimento sustentável do espaço rural, em benefício dos diversos segmentos da sociedade brasileira. O vencedor receberá um prêmio no valor de R$ 60 mil, segundo a Coordenação do Concurso.
Destinado ao pesquisador vinculado a qualquer uma das instituições que compõem o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária – SNPA, o concurso tem por finalidade estimular pesquisas que contribuam para o desenvolvimento sustentável do espaço rural, em benefício dos diversos segmentos da sociedade brasileira, especialmente sobre o tema selecionado para cada ano.
No ato da inscrição, o candidato deverá disponibilizar um artigo na forma de um position paper, em que irá contextualizar o estado da arte na área, relatar sua experiência sobre o tema e incluir uma visão de futuro, demonstrando como efetivamente colaborou no desenvolvimento agropecuário do tema proposto pelo concurso, ao longo de sua carreira.
A avaliação dos trabalhos será feita por uma comissão nomeada pelo presidente da Embrapa e composta por membros com reconhecida experiência sobre a matéria. Na avaliação, serão observadas a concisão, a qualidade técnica, a aderência ao tema do Edital e o emprego da norma culta da língua portuguesa.
Saiba quem foi Frederico de Menezes Veiga
O Dr. Frederico de Menezes Veiga nasceu em 21 de agosto de 1911, em Benjamim Constant, no estado do Amazonas. Formou-se pela antiga Escola Agronômica de Manaus e ingressou no Ministério da Agricultura em 1936.
Dois anos mais tarde foi transferido para a Estação Experimental de Campos, no Rio de Janeiro, onde desenvolveu suas pesquisas com cana-de-açúcar e permaneceu durante toda a sua vida profissional. Paralelamente, em 1956, foi professor fundador do Colégio Agrícola de Campos. Entre 1967 a 1970, ocupou a Secretaria de Agricultura da Prefeitura Municipal de Campos. Recebeu, como honraria, as Medalhas do Conselho do Mérito Agrícola e Mérito Rondon, foi ainda membro da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar, Diretor Técnico da Cooperativa Fluminense de Açúcar (COOPERFLU) e assessor técnico de várias usinas na região de Campos.
Faleceu em São Paulo, em 1º de fevereiro de 1974, em serviço, quando participava da reestruturação da pesquisa no Brasil. Na ocasião, o Dr. Frederico ocupava, pela segunda vez, o cargo de Secretário de Agricultura do Município de Campos, no Rio de Janeiro. Leia mais.
Fonte: Embrapa
Nenhum comentário:
Postar um comentário