O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas-IDAM/Amaturá, realizou nos dias 9 e 10 de setembro, um curso de planejamento da exploração florestal e técnicas de corte. A parte teórica do curso foi ministrada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Amaturá e a prática foi desenvolvida na propriedade do agricultor Luiz Costa, localizada na estrada Amaturá Bóia.
O objetivo foi capacitar exploradores florestais do município, aplicando as técnicas de corte e colheita florestal, além de incentivar a utilização de Equipamentos de Proteção Individual – EPI.
O curso foi ministrado pelo engenheiro florestal do IDAM/Central, Jacob Nunes, com apoio do técnico Jonas Cícero, da Unidade Local do IDAM/Amaturá. Participaram da atividade um total de 14 pessoas, onde o público alvo foram os sócios da Associação dos Produtores Florestais de Amaturá-Aprofam.
Para o extrativista e presidente da Aprofam, Edmar Gonçalo Balieiro, o curso veio em boa hora, pois há anos trabalhamos com a extração da madeira para comercialização, o sustento de nossas famílias depende do extrativismo. Segundo ele, as técnicas aprendidas durante o curso irão contribuir de forma significativa no desempenho da atividade.
“Iniciativas como essas são importantes para fortalecer a economia do município, além de incentivar os extrativistas a utilizarem as técnicas e procedimentos de corte corretos para evitar acidentes ao realizar a colheita florestal”, destacou o gerente do IDAM/Amaturá, Fredson Pereira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário