O presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães Junior, esteve nesta quinta-feira, 12 de setembro, participando da solenidade de entrega das chaves dos veículos para 81 produtores do Feirão da Secretaria de Produção Rural (Sepror), adquiridos por meio de financiamento subsidiado do Programa Mais Alimento.
O evento aconteceu no Parque Eurípedes Ferreira Lins, na Torquato Tapajós, zona Norte, e contou com a presença do titular da Sepror, Eron Bezerra, produtores, autoridades, representantes do setor rural do Amazonas e representantes do Banco do Brasil, que colocou à disposição dos produtores rurais as principais concessionárias de veículos, entre elas a Ford Caminhões, Montanna Caminhões, Rezende Caminhões, Agromáquina, Venezia Caminhões e Solimões Veículos. No total foram financiados 65 veículos utilitários, 15 caminhões e um trator, somando R$ 5,5 milhões em financiamento.
Petrucio Magalhães aproveitou para parabenizar o Secretário de Produção Rural do Amazonas, Eron Bezerra e toda a equipe que compõe a Sepror, porque os indicadores mostram que até bem pouco tempo o Amazonas representava apenas 2% do PIB e hoje já representa 6%. Segundo o presidente, isso tem um trabalho efetivo de investimentos, porque sem investimentos não há desenvolvimento e o Banco do Brasil hoje apresentou aqui números significativos de investimentos no setor primário.
O presidente declarou ainda que esse momento é histórico para o crescimento do setor produtivo no Amazonas, com a entrega desses veículos financiados por intermédio desse programa extraordinário, o Mias Alimento, que vai beneficiar mais de oitenta famílias de produtores com taxas de juros realmente diferenciadas, capazes de serem honradas pelos produtores rurais.
“Podemos perceber sem dúvida nenhuma uma grande evolução no setor primário, embora saibamos que temos muitos desafios a serem vencidos. Parabéns a todos e também aos produtores que recebem esse incentivo, esses veículos vão ajudar no escoamento da produção" ”, disse o presidente.
Segundo Eron Bezerra, o financiamento de uma só vez de mais de 80 veículos para agricultores familiares é inédito no Amazonas. Ele acrescentou que a ação revela a consolidação do Feirão da Sepror e a inclusão que o projeto proporciona aos trabalhadores do campo. “Algumas dessas pessoas eram carvoeiras e nem ao menos imaginavam ter condições de um dia comprar um carro. Hoje me sinto não só feliz, mas acredito que tenho cumprido minha missão”, declarou o secretário.
Para o superintendente estadual do Banco do Brasil, Sérgio Sales de Moraes, com a parceria a entidade contribui com o desenvolvimento do Estado. “Temos muitos planos para implementar outros projetos para agricultores familiares”, ressaltou.
A agricultora Creuza Campos Duarte, do Ramal do Pau Rosa – Tarumã Mirim, disse que a partir de agora vai transportar sua produção (hortaliças, frutas, aves e ovos) em uma pickape saveiro. Dona Creuza confessou que nunca pensou em conseguir comprar um carro porque achava isso impossível. “Eu não tinha contra-cheque e nem renda para financiar um carro. Hoje eu realizo um sonho graças ao meu trabalho no Feirão da Sepror”, acrescentou dona Creuza.
Os agricultores familiares terão três anos de carência, antes de começar a pagar os veículos comprados e dez anos para concluir o financiamento.
Fonte: Sepror
Texto: Odineia Araújo/assessoria de comunicação da Sepror.
Nenhum comentário:
Postar um comentário