quarta-feira, 16 de outubro de 2013

16 de Outubro: Dia Mundial da Alimentação

             
Por Maysa Naice
Edimar Vizolli, diretor-presidente do IDAM e Eron Bezerra, secretário de Produção Rural
Edimar Vizolli, diretor-presidente do IDAM e Eron Bezerra, secretário de Produção Rural
Hoje é comemorado o Dia Mundial da Alimentação.
Data importante para o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), que por meio dos serviços de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) trabalha diretamente com o agricultor familiar para levar a mesa dos amazonenses produtos de qualidade e alto valor nutricional.
A agricultura ainda é um desafio para os municípios do Estado, questões como logística e escoamento da produção são algumas das dificuldades encontradas por agricultores. No entanto, já foi comprovado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que com a assistência técnica é possível aumentar a renda familiar do agricultor e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida das famílias.
Para o diretor-presidente do IDAM, Edimar Vizolli, o setor primário do Amazonas melhorou muito e a assistência técnica hoje já mostra ótimos resultados no campo, como a melhoria nas condições de trabalho e a produção de alimentos com qualidade, baseados na segurança alimentar e nutricional da população.
De acordo com dados  do Departamento de Planejamento do IDAM/Central (2012), em todo o Estado, a produção de grãos de arroz, feijão e milho, chegou a 17.801 toneladas/ano, enquanto que a produção de mandioca foi de 71.439 toneladas de farinha/ano. No que se refere à produção de culturas industriais como, o cacau, café, guaraná, juta, malva, entre outras, o total foi de 23.221 toneladas/ano. A produção de frutas foi destaque com 228.736 toneladas/ano e de hortaliças com 142.803 toneladas/ano.
As políticas públicas dos governos Federal e Estadual, também tem contribuído para a diminuição do índice de pessoas que vivem em situação de insegurança alimentar. Exemplo disso são: o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), que além de abastecerem as necessidades do Estado contribuem para o fortalecimento da agricultura familiar.

produtos da agricultura familiar
produtos da agricultura familiar
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário