O superintendente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Adriano Trentin Fassini, participou de reunião nesta quarta-feira, 10 de outubro na sede do MDA Amazonas para definir a inclusão de cinco cooperativas que vão representar o Amazonas na 10ª edição da Fenafra (Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária) que será realizada no mês de março de 2014 em Brasília.
Segundo Adriano Fassini, desde 2009 o Sistema OCB/Sescoop-AM apoia e participa dos preparativos da Fenafra. Adriano confirmou ainda que até o final deste mês os nomes das cooperativas que participarão da feira serão revelados aos organizadores do evento.
“A Fenafra é o evento mais importante da Agricultura Familiar, e por isso, sempre estimulamos as cooperativas selecionadas com apoio adicional para participarem dessa iniciativa”, disse o superintendente.
A convite do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Delegacia Federal do MDA no Amazonas, o Sistema OCB/Sescoop-AM, está compondo um Grupo Gestor para seleção de 17 empreendimentos - dos quais cinco serão cooperativas – que participarão da Fenafra.
Além das cooperativas, o público expositor poderá contar com pescadores artesanais, mulheres rurais, assentados da reforma agrária e do Crédito Fundiário, extrativistas, aquicultores, quilombolas e indígenas que atendam os requisitos de enquadramento como beneficiários do Pronf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Famíliar) e que sejam proprietários de empreendimentos agroindustriais e de artesanato rural.
Participarão ainda do evento técnicos do MDA (das Secretarias e Incra), das Unidades da Federação e dos municípios, movimentos sociais, escolas agro-técnicas, Universidades, instituições e organizações de ciência e tecnologia, organizações não governamentais, potenciais compradores e consumidores.
Segundo o delegado federal do MDA no Amazonas, Arivan Reis, o objetivo do Fenafra é criar um espaço para divulgar e comercializar os alimentos produzidos pelos agricultores familiares e garantir a inclusão desses produtos e da economia solidária em diferentes redes de consumo.
Fontes: Sistema OCB/Sescoop-AM e MDA
Texto: Carla Santos/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas
Nenhum comentário:
Postar um comentário