O programa da rede de supermercados Walmart, Clube dos Produtores, que
compra alimentos diretamente dos pequenos e médios produtores, chegou à região
Centro-Oeste. A iniciativa já existe em 13 Estados, e tem com objetivo
incentivar a produção agrícola familiar. No Distrito Federal, a expectativa é
atingir 160 famílias.
O programa foi criado há 11 anos, e
além de negociar direto com o produtor, sem intermediário, oferece qualificação
e apoio à produção para mais de 10 mil agricultores familiares.
De
acordo com o diretor da rede, Sebastião Rodrigues da Silva, para fazer parte do
clube, o produtor tem que passar por uma avaliação que analisa a origem e a
qualidade da matéria prima, respeito ao meio ambiente, responsabilidade social,
qualidade da água e cumprimento da legislação sanitária e fiscal.
– Existe uma divisão na empresa que faz isso trimestralmente, vai até a
propriedade e confere se esta tudo dentro da legislação. A grande vantagem é ter
um custo mais barato. Além de ter mais qualidade e gerar emprego para as
famílias – destaca.
O sucesso dos alimentos produzidos pela agricultura familiar é grande. O
Clube dos Produtores já representam 17% das vendas em hortifrutigranjeiros da
rede de supermercados.
CANAL RURAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário