O presidente do Sistema Faea/Senar-AM, Muni Lourenço fez a abertura do evento, saudando aos presentes e principalmente aos alunos do Pronatec. Durante o seu discurso, Muni apresentou o presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães Júnior como amigo e parceiro, e que está se projetando a nível nacional como a grande liderança cooperativista, além contribuir com o Sistema Faea/Senar-AM em muitos projetos que trouxeram vários benefícios ao Estado.
Muni Lourenço nominou várias parceiros que muito contribuíram com o setor primário, como o superintendente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Thomas Meirelles, Luiz Cordeiro, diretor do Senar e também pecuarista, Mário Jorge Basto, presidente do Sindicato Rural de Manacapuru, Raimundo Nonato, superintendente do Ministério da Pesca, o diretor presidente do Sebrae-AM, Nelson Rocha e o diretor da ADS (Agência de Desenvolvimento Sustentável), Luiz Otávio, que naquele momento representou o presidente Valdelino Cavalcante.
Muni Lourenço declarou ainda que, em 2012 foi o ano que o Sistema Faea/Senar-AM aderiu ao Pronatec, e em 2013, o número de matrículas para o curso aumentou em 254%. “Eu sou do tipo de gestor que acredito que ninguém faz nada sozinho, por isso agradeço aos instrutores do Senar e também aos nossos técnicos e funcionários que sempre foram valentes e aguerridos, acompanhando todo o processo do curso que foi muito puxado”, disse Muni.
Segundo Muni, o objetivo principal do Pronatec é levar os cursos de formação profissional rural de forma gratuita, no sentindo de beneficia jovens do ensino médio, produtores e trabalhadores rurais que participam do Plano Brasil Sem Miséria, além de alunos da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), pescadores vinculados no Ministério da Pesca e Aquicultura. Os alunos receberam capacitação em horticultores, fruticultores, piscicultor e preparador de doces e conservas. O programa é gerida no Amazonas pelo Sistema Faea/Senar, por meio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea.
Palestra - Dando prosseguimento à solenidade, o administrador de empresas, Mestre em Inteligência Competitiva e consultor da Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA), Omar Hennemann, promoveu uma palestra motivacional aos presentes. Omar já promoveu centenas de palestras, nas quais reuniu aproximadamente 400 mil pessoas.
Hennemann começou a sua apresentação fazendo um comparativo entre as matemáticas da vida e da escola. Da primeira, ele falou que é preciso aproveitar as oportunidades, que não se pode ter falta de iniciativa. E da segunda, que o aprendizado é necessário para a formação pessoal, indispensável, mas que é o empenho que pode dar vazão a um futuro seguro.
Durante a palestra, Omar citou a escritora Cora Coralina e o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela (falecido recentemente) como exemplos de persistência. Também revelou a história de Muni Lourenço, que no início de sua vida profissional, quis ser odontólogo, mas acabou seguindo pelo caminho da administração de empresas. Lourenço é pecuarista no município de Autazes, além de presidente do Sistema Faea/Senar-AM.
Certificados - Solange Rodrigues de Souza, que fez o curso de avicultura, da comunidade Nossa Senhora de Fátima, foi a primeira aluna a receber o certificado.
Entre as autoridades que entregaram os certificados para os alunos dos municípios de Iranduba, Manacapuru e Comunidade Nossa Senhora de Fátima, estavam, o presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães Júnior, o superintendente da Conab, Thomaz Meireles, o diretor da ADS, Luiz Otávio, o diretor presidente do Sebrae-AM, Nelson Rocha e o presidente do Sindicato do sindicato dos Produtores Rurais de Manacapuru, Mario Jorge de Souza Bastos.
Durante o evento, depoimentos emocionaram a plateia, como o de Lindalva Araújo, que declarou: “Se não fosse a minha professora, Isamilde Ribeiro eu teria desistido. Mas do que o conteúdo que foi ministrado a todos nós, eu aprendi a ser mais humana e amar mais as pessoas.
O evento terminou com sorteios de vários brindes e entrega dos certificados aos 200 alunos finalistas do curso do Pronatec.
Fonte: Sistema Faea/Senar
Texto: Carla Santos/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas
Nenhum comentário:
Postar um comentário