quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Agricultores familiares têm melhores resultados em 2013/2014 que na safra anterior

Rafaela Martins
Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS
Números de Comunicação de Ocorrência de Perda (COP) do Seguro da Agricultura Familiar (Seaf) ficaram mais de 50% abaixo do ocorrido na safra passada

Os primeiros seis meses do ano-agrícola 2013/2014 foram de bom desempenho nas lavouras para os agricultores familiares. É o que indicam os números de Comunicação de Ocorrência de Perda (COP) do Seguro da Agricultura Familiar (Seaf), que ficaram mais de 50% abaixo do ocorrido na safra passada.
Desde o início de julho até 17 de dezembro de 2013, haviam sido registradas 310 mil adesões ao Seguro e 1.170 comunicados de perda. No mesmo período, na safra 2012/2013, foram formalizadas cerca de 4.100 ocorrências de perdas.
– Por melhor que seja a safra, sempre há algum problema com o clima, mesmo que restrito a poucas localidades – afirma o coordenador-geral do Seaf da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, José Carlos Zukowski.
Os eventos climáticos que mais ocorreram nesses seis primeiros meses da safra 2013/2014 foram o granizo, a geada e a chuva excessiva. Os Estados que mais registraram ocorrências foram os da Região Sul, com 1.115 comunicados de perdas.
Zukowski observa que o número de comunicados de perdas é pequeno até agora, mas que ainda é cedo para saber o resultado final:
– A safra de verão terá lavouras em campo por mais alguns meses. O plantio da safrinha começa no início do próximo ano e, depois, tem a safra de inverno. Em qualquer caso, o agricultor precisa tomar os devidos cuidados com a lavoura porque podem ocorrer problemas localizados – afirma.
O coordenador do Seaf recomenda que o agricultor busque assistência técnica.

– Isso é importante para obter um bom resultado na colheita e contribui para evitar perda da cobertura do seguro. Na condução da lavoura devem ser adotados os cuidados pertinentes com a conservação do solo, correção e adubação, controle de pragas e doenças e demais tratos culturais. Também é preciso manter bem guardados os documentos do seguro, principalmente as notas fiscais dos insumos, pois precisam ser apresentadas no momento de comunicar a perda – diz o coordenador do Seaf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário