Por Paula Vieira,
Com objetivo de estimular o setor madeireiro no município de Boa Vista do Ramos ( a 270 quilômetros de Manaus), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), organizou no dia 13 de março, a quarta rodada de negócios do setor madeireiro. O evento aconteceu na Câmara Municipal (Travessa Coronel Bento Barroso-Centro).
A ideia é fomentar e promover negócios ligados ao setor madeireiro, além de valorizar a matéria-prima, seja, no valor da madeira ou na qualidade do produto. “O IDAM por meio da assistência técnica orienta os extrativistas sobre o preço ideal para comercialização da matéria-prima na região e em outros municípios”, disse a engenheira florestal do IDAM Cristina Zulma Escate Lay, ao declarar, que o município de Boa Vista do Ramos já possui mais de quarenta Planos de Manejo Florestal Sustentável em Pequena Escala (PMFSPE’s) elaborados pelo IDAM.
Na ocasião foram formados grupos com diferentes atores da cadeia produtiva da madeira separados por atividade, como os detentores de planos de manejo, operadores de motosserra, responsáveis pelo transporte da madeira e compradores de madeira (donos de depósitos e moveleiros). Na oportunidade negócios foram efetivados e o preço do m³ da madeira ficou estipulado entre R$ 400 e R$ 800 (preço local).
Outras metodologias – Nos dias 14 e 15 de março, a extensionista e engenheira florestal do IDAM, Cristina Zulma acompanhou o técnico do Instituto de Terras do Amazonas – Iteam, German Escobal no atendimento aos 58 agricultores familiares da comunidade Bom Jesus da Estrada para cadastramento de requerimento do título definitivo da terra. Segundo Zulma, o título é indispensável para o agricultor que deseja trabalhar na legalidade, além disse é necessário para elaboração dos PMFSPE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário