sexta-feira, 9 de maio de 2014

Diretoria do Sistema OCB é recebida pelo vice-presidente da República


Brasília (8/05) – O vice-presidente da República, Michel Temer, recebeu no fim da tarde de ontem uma comitiva do Sistema OCB, para discutir assuntos de interesse do setor. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília – DF e teve por objetivo a apresentação do cenário atual do movimento cooperativista no Brasil e, ainda, os pleitos das cooperativas e seu papel na economia brasileira, por meio da geração de emprego e renda.
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e os diretores João Nicédio Nogueira (Nordeste), Petrucio Magalhães Júnior (Norte), Edivaldo Del Grande (Sudeste), o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, Osmar Serraglio (PR), o consultor da OCB, Odacir Klein e o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, formaram o grupo de líderes recebido pelo vice-presidente Michel Temer. Também presente à reunião estava o ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e deputado federal, Antônio Andrade.

“Esse encontro foi muito importante para o setor. O vice-presidente da República se mostrou receptivo às necessidades das cooperativas do país, ao longo da discussão que tivemos a respeito da situação atual do movimento cooperativista. Michel Temer se dispôs a ser um interlocutor entre cooperativismo e o governo federal”, informou Márcio Freitas.

Durante a audiência, o presidente do Sistema OCB entregou a Temer um exemplar da Agenda Legislativa do Cooperativismo, com os 52 pleitos mais urgentes do setor e que, atualmente, tramitam no Congresso Nacional. A publicação também é uma importante fonte de consulta sobre dados e conquistas do cooperativismo.  

“Temos atuado fortemente para concretizar um ponto fundamental ao crescimento do cooperativismo no Brasil: a aprovação de um marco regulatório que trate do adequado tratamento tributário ao ato cooperativo. A proposição trará reflexos positivos para todos os ramos nos quais atuam as nossas cooperativas. Nosso objetivo é garantir que não sejamos tributados duas vezes – a cooperativa, como pessoa jurídica, e o cooperado, como pessoa física”, conclui o presidente do Sistema OCB.

IMPORTÂNCIA - Atualmente, o cooperativismo brasileiro reúne números bastante impressionantes: 11 milhões de cooperados (se considerarmos as famílias dos cooperados esse número cresce para quase 50 milhões de pessoas vinculadas ao setor). Além disso, as 6,6 mil cooperativas registradas no Sistema OCB geram quase 322 mil empregos diretos. Só o ramo Agropecuário é responsável por 165 mil postos de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário