quinta-feira, 1 de maio de 2014

Faculdade CNA promove atividade para aliar ensino teórico à prática agrícola


Conhecer uma gestão bem sucedida de uma propriedade rural e pôr em prática o conteúdo aprendido em sala de aula. Com esses dois propósitos, os alunos da Faculdade CNA tiveram a primeira experiência in loco no curso de Tecnologia em Agronegócio, o primeiro do país voltado exclusivamente para a formação de profissionais neste segmento. O local escolhido foi a Fazenda Malunga, referência na produção de orgânicos e agroecologia no Distrito Federal, onde 35 estudantes fizeram, no último final de semana, uma visita técnica ao local.
O proprietário da fazenda, Joe Valle, relatou sua história de vida e explicou todo o planejamento de gestão aplicada na propriedade, abordando temas como economia rural, agronegócio sociedade e ética, extensão rural e mercado de trabalho, disciplinas que fazem parte do primeiro semestre do curso. Depois, foi hora de perguntar e tirar todas as dúvidas. “Acima de tudo, ele mostrou paixão naquilo que faz. Aprendemos muito e isso vai nos agregar muito conhecimento”, conta a aluna Alessandra Alessandri.


Os futuros tecnólogos também ficaram impressionados com algumas peculiaridades da fazenda. Foi o caso de Gleyson Neves, que ingressou no curso interessado em aprender mais sobre gestão, e elogiou a fabricação  dos insumos da produção no próprio local. “Quando achamos que vimos tudo, aprendemos coisas novas. Os custos com os insumos são bem otimizados”, diz o estudante, que trabalhou com recursos hídricos e irrigação por 10 anos e, agora, parte para um novo desafio: o de se tornar um gestor no agronegócio.

Outro ponto destacado pelos alunos foi o contato com a prática logo no início do curso. Este foi o motivo que fez Isabel da Cruz Rodrigues trocar o curso de Farmácia pelo de Tecnologia em Agronegócio. Quase dois meses após o início das aulas, ela garante que fez a escolha certa.
“Assisti à palestra no dia do lançamento do curso e fiquei fascinada com a importância do agronegócio para o país. É uma área que está em expansão e a vantagem está no pioneirismo do curso, onde o aluno é levado para fora da sala de aula, aliando a teoria e prática”.
Para o professor Ciro Siqueira, responsável pela disciplina Projeto Integrador, os alunos puderam observar nas operações do dia a dia da fazenda os conceitos teóricos mostrados em sala de aula. “Esse é o objetivo da disciplina, que é inserir os alunos em atividades práticas desde o início do curso”, enfatiza.
Para a coordenadora do curso, Fernanda Araújo, a importância dessa ênfase na abordagem prática incentiva o aluno a ter uma postura proativa, crítica e analítica frente às tomadas de decisão, e possibilita uma vivência real do agronegócio. “A ideia é oferecer aos alunos uma visão do processo de gerenciamento de diferentes ramos do negócio agropecuário e agroindustrial”,  explica.
O Diretor Acadêmico da Faculdade, Mauro Machado de Morais, destacou  a desenvoltura, o interesse e principalmente o grau de aprendizado apresentado pelos alunos. “Isto evidencia que o Curso está cumprindo a sua missão e demonstra também a qualidade acadêmica e a liderança dos Professores da CNA. O aluno esta aprendendo com quem mais entende de agronegócio”, conclui.
SAIBA MAIS
Curso:  Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio
Duração: 3 anos
Aulas: Presenciais e noturnas
Foco: Gestão de bens e serviços e empreendedorismo no Agronegócio.
Mais informações: www.faculdadecna.com.br
Telefone: (61) 2109 1643

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1411/1419

Nenhum comentário:

Postar um comentário