Por Paula Vieira,
A capacitação foi ministrada pelo técnico em agropecuária do IDAM Luiz Nunes Dias, que explicou aos participantes a importância das boas práticas de higiene no processo de fabricação do açúcar mascavo, melado e também na moagem da cana. Na ocasião os agricultores aprenderam na prática sobre os estágios de maturação da cana, corte, carregamento, transporte, limpeza e lavagem, além dos processos de produção do açúcar mascavo e melado, que inclui etapas de recepção, limpeza, concentração do caldo, clarificação, resfriamento, trituração, peneiragem, embalagem, armazenamento, entre outros.
Conforme o gerente da Unidade Local do IDAM em Envira, Redinê Cláudio Xavier, a fabricação do melado no município tem boa aceitação no mercado. Segundo ele, para as pequenas propriedades rurais a produção do melado é uma das formas lucrativas de beneficiar a cana-de-açúcar, uma vez que o processo envolve equipamentos simples e em pequeno número, possibilitando utilizar a mão de obra familiar.
Ao final da capacitação todos os participantes foram certificados pelo IDAM. A atividade faz parte das ações do Pacto Federativo, que diz respeito a forma de como são administrados os impostos arrecadados pelo governo federal, estados e municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário