Aldizângela Brito,
Com objetivo de fortalecer as atividades agrícolas no município de Novo Aripuanã (a 227 quilômetros de Manaus), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) realizou nos dias 7 e 8 de maio, uma visita técnica que beneficiou agricultores dos ramais Bahia, Terto e estrada Nap 01.
A ideia foi identificar as potencialidades da região e discutir melhorias na produção agrícola, como também, criar oportunidade de crédito para investimentos em insumos agrícolas. O objetivo é facilitar o trabalho no campo, gerar renda e melhoria na qualidade de vida dos produtores.
Segundo levantamento feito pelo gerente da Unidade Local do IDAM/Novo Aripuanã, Lourivaldo Barros, pelo menos 20 famílias apresentaram potencial na produção de mandioca, horticultura (coentro, cebola, couve, alface e pimentão) e fruticultura em geral. “Agora que sabemos quais são as principais atividades desenvolvidas queremos incentivar os agricultores familiares a se organizar em associação, uma vez que, quando o trabalho é desenvolvido e organizado de forma coletiva as possibilidades de financiamentos são maiores”, explicou Barros.
Lourivaldo acrescentou ainda que após a criação de associação, será elaborado um plano de manejo para extração de borracha, castanha e cacau, onde os agricultores organizados poderão comercializar seus produtos no montante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário