terça-feira, 13 de maio de 2014

Sistema OCB/Sescoop-AM participa da 5ª reunião do CEDRS-AM


O presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães Júnior, participou da 5ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável do Amazonas (CEDRS-AM). O evento foi realizado nesta terça-feira, 13 de maio na sala de reunião das Superintendências Adjuntas na sede da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus).
Em seu discurso Petrucio Magalhães falou da atenção que o Sistema OCB/Sescoop-AM está dando às cooperativas agropecuárias do Estado. Segundo ele, serão levados 14 dirigentes de cooperativas do Amazonas para participarem da Expocoop – Feira Mundial do Cooperativismo, que será realizada em Curitiba nos dias 15, 16 e 17 de maio. Os cooperativistas também farão visitas técnicas em algumas cooperativas de referência no Estado do Paraná, para conhecer suas gestões e governanças.
O presidente também falou aos membros e convidados do Conselho Estadual sobre as dificuldades que o setor produtivo de fibras de juta e malva enfrenta atualmente no Amazonas. Petrucio citou algumas questões que contribuíram para a crise no setor com: a não existência de armazéns certificados no Estado, a falta de sementes no mercado, o incêndio no ano passado que destruiu o armazém da Coomapem (Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru), deixando um prejuízo em torno de 1,5 milhão aos cooperados e também da concorrência da fibra importada, que chega ao Brasil mais barato.
Petrucio disse ainda que o projeto de construção do armazém da Coomapem está pronto e até o momento ninguém se manifestou para ajudar a cooperativa na reconstrução do galpão. O presidente identifica esse ato como uma questão política.
“Proponho que saia desta reunião um documento, encaminhado ao Governador José Melo, falando do problema que os produtores de fibras enfrentam atualmente no Estado pra ver se ele se sensibiliza com a situação e ajude o setor”, disse o presidente.
A secretária Executiva do CERDS-AM, Líria Noronha disse o objetivo desta 5ª Reunião Ordinária foi à aprovação da ata de reunião realizada no dia 8 de abril de 2014, e a reorganização do Conselho Estadual, por está com a demanda já antiga de reestruturar a participação de entidades que tem assento no Conselho, mais não participam dos trabalhos, tirando a oportunidade de outras entidades que querem participar. Segundo a secretária, existem muitas solicitações de instituições querendo ser incluídas, porém estão sendo impedidas por esses representantes que não participam das reuniões.
“Precisamos dar fluidez ao Conselho, fazendo com que as discussões sejam bastante objetivas, produzindo documentos importantes para o desenvolvimento sustentável do Amazonas e também influenciar o Governo do Estado e Federal na execução de políticas públicas voltadas ao Estado do Amazonas”, argumentou a secretária.
O superintendente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Thomaz Meirelles falou do apoio que o Sistema OCB/Sescoop-AM tem dado a agricultura familiar no Amazonas, e também das dificuldades que os produtores enfrentam para emitir suas Notas Fiscais Eletrônicas nos municípios, para receberem os pagamentos dos produtos adquiridos pelo PAA (Programa de Aquisição de Alimento) disponibilizado pena Conab. Ele citou os municípios de Manaquiri e Parintins, que enfrentam os maiores problemas.
“Vou redigir um documento direcionado ao Governador José Melo com todas as informações para a criação dos armazéns certificados, mostrando a ele que esses armazéns, também servirão para a fibra”, relatou o superintendente.
 Texto: Eliezer Favacho/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas
Fontes: Sistema OCB/Sescoop-AM, CERDS-AM e Conab

Nenhum comentário:

Postar um comentário