terça-feira, 6 de maio de 2014

Inicia segunda fase da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa no AM



A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (ADAF), deu início a segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. De acordo com a secretária Executiva da Sepror, Sônia Alfaia, a Campanha é dividia em duas etapas com duas fase cada uma.
A primeira fase teve início no dia 15 de março e seguiu até o dia 30 de abril e compreendeu 41 municípios da calha central.  A segunda fase teve início no dia primeiro de maio e segue até o dia  31 desse mês. A meta, de acordo com a secretária, é imunizar 560 mil cabeças de gado.
Na segunda fase, estão inclusos 21 municípios de terra firma das regiões dos rios Juruá, Purus, Madeira e Negro que compreende os municípios de Apuí, Barcelos, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaiá, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Novo Airão, Pauini, Presidente Figueiredo, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e Tapuá.


Vacinação - O Amazonas é o único Estado que compra vacina e repassa ao produtor com subsídio do Governo. Segundo Sônia Alfaia, o produtor paga apenas R$ 0,60 centavos por dose de vacina. “Essa contrapartida do Estado é justamente para garantirmos uma cobertura vacinal de 100%”, concluiu a secretária.
A aquisição pode ser feita pelos criadores no Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam). Nessa primeira fase, de acordo com o diretor-presidente da ADAF, Sergio Muniz, foram adquiridas 739.850 doses da vacina. E ainda há 217.150 vacinas em estoque para aquisição nessa segunda fase, que vai abranger os 21 municípios do sul do Estado.
Prazo - Segundo Sergio Muniz, a primeira etapa da campanha é divida em duas fase. Na primeira que encerrou no dia 30 de abril esgotou-se o prazo para a compra da vacina. Agora os criadores de bovinos e bubalinos têm 45 dias para vacinar o rebanho e precisam fazer a notificação até o dia 15 de maio. “A agência está mobilizando um contingente de 205 servidores para acompanhar o processo de imunização nos municípios contemplados com a primeira etapa”, destacou.
O Documento de Notificação (DN) é necessário para a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA). O documento é obrigatório tanto para o trânsito intraestadual como interestadual de animais independente da finalidade. A GTA permite aos serviços de defesa agropecuária acompanharem a movimentação de animais, evitando assim a introdução de doenças que possam pôr em risco a população ou causar prejuízos aos produtores, como a aftosa.
Próxima Etapa - A segunda etapa da campanha, também dividida em duas fase, tem início no dia 15 de julho e segue até 31 de agosto, na primeira fase. A segunda fase inicia no dia primeiro de novembro e encerra no dia 30 do mesmo mês. O rebanho do Amazonas, segundo a ADAF, corresponde a aproximadamente 1,5 milhão de cabeças de gado. Para a campanha, segundo Sônia Alfaia, foram investimento aproximadamente R$ 4,8 milhões.
Campanha - A primeira fase envolveu 41 municípios das regiões dos rios Solimões e Amazonas – Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Autazes, Atalaia do Norte, Barreirinha, Beruri, Benjamin Constant, Boa Vista do Ramos,Borba, Caapiranga,Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Fonte Boa, Iranduba, Itapiranga, Itacoatiara, Japurá, Jutaí, Manaus, Marãa, Maués, Manacapuru, Manaquiri, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Parintins, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Iça, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tefé, Tonantins, Uarini, Urucará e Urucurituba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário