terça-feira, 6 de maio de 2014

Mutirão de assistência técnica beneficia agricultores de Urucurituba

Por Paula Vieira,

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), órgão oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Estado, realizou durante o mês de abril, um mutirão de assistência técnica voltado para  piscicultura (criação de peixes) que beneficiou agricultores familiares da comunidade de Terra Preta do Limão, Vila de Itapeaçu e estradas do Areial, Arrozal e Tabocal.
O objetivo foi incentivar e dinamizar a produção de peixes em sistema confinado com uso de tanque escavado. Entre os serviços oferecidos, os agricultores receberam visita técnica nas propriedades rurais para avaliação do sistema de produção de peixes, como também, foram orientados sobre as técnicas recomendadas para quem trabalha com a criação de peixes.
Na ocasião uma palestra foi ministrada pelo engenheiro de pesca do IDAM Central, João Bosco Siqueira, com apoio do gerente da Unidade Local do IDAM em Urucurituba (a 212 quilômetros de Manaus), Valdo de Oliveira e Silva. Entre os assuntos abordados destacam-se: orientações importantes sobre como investir na criação de peixes em cativeiro, sistemas de criação, custos pertinentes à atividade e manejo adequado.


De acordo com Valdo Silva, a parceria entre a Secretaria de Produção do município com a Prefeitura, Sepror e IDAM tem intensificado a atividade na região. Segundo ele, para construção dos tanques a Prefeitura disponibiliza a patrulha mecanizada (máquina utilizada na escavação dos tanques), e o trabalho é realizado por meio da Secretaria de Produção. Já o IDAM entra com assistência técnica e incentivo ao crédito rural voltado para o setor e a doação de alevinos (filhotes) fica por parte da Sepror, órgão responsável por fomentar a atividade.

No município a Associação dos Produtores da Terra Preta do Limão (Apropel) foi beneficiada com a construção de dois tanques escavados. Segundo o engenheiro de pesca João Bosco Siqueira, faltam apenas alguns ajustes para que os tanques estejam aptos para receber os alevinos de tambaqui e assim iniciar o manejo.
Conforme a Secretaria de Produção está previsto ainda para este ano, a construção de mais seis tanques escavados e o aumento de algumas barragens (sistema de criação de peixes) em propriedades  locais.

“A expectativa agora é que os produtores adotem as técnicas de manejo adequadas repassadas pela equipe técnica do IDAM e também se conscientizem com relação à questão ambiental para que possam trabalhar de forma legalizada, para isso, o IDAM orienta as famílias sobre os procedimentos necessários para aderir o cadastro de Aquicultura emitido pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam)”, destacou o gerente do IDAM em Urucurituba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário