No período de 25 a 27 de abril, uma equipe composta por representantes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), Instituto Amazônia (IA), Secretaria de Produção e Abastecimento Municipal de Lábrea (Sempa) e da Reserva do Médio Purus do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realizou o georreferenciamento de lagos em comunidades do município de Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus).
A ação abrangeu os lagos Curupati, Guela, Mariano, Jacaré e igarapés, dentre outros. A atividade faz parte do plano de conservação dos lagos que atende aos critérios e orientações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), visando liberação de cota para pesca nas Unidades de Conservação (UC’s), onde será realizado o manejo do pirarucu para fins comerciais no município.
De acordo com o gestor da Reservado Médio Purus, José Maria, há pelo menos três anos é feito a conservação dos lagos, com a contagem anual para saber a quantidade de peixes. “Dessa forma é possível desenvolver a atividade de despesca sem causar danos ao meio ambiente.” explicou.
José Maria informou, ainda, que no ano passado foram retirados da Reserva uma tonelada de pescado, e a previsão de pesca por meio do plano de manejo para este ano, que acontece entre os meses de agosto e setembro, será de quarenta toneladas incluindo as duas (UC’s).
Nenhum comentário:
Postar um comentário