sábado, 3 de maio de 2014

Seminário discute melhoria da qualidade do açaí produzido em Codajás

Paula Vieira,

Com o tema: Sustentabilidade e Vida no Setor Primário, a Prefeitura de Codajás em parceria com o governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) e Secretaria de Produção e Abastecimento, realizou no dia 25 de abril, a 14º edição do Seminário da Cultura do Açaí no município de Codajás (distante 240 quilômetros de Manaus). O evento aconteceu no auditório Francisco Maciel (rua: Eduardo Ribeiro, Colônia).
O foco principal do seminário foi o trabalho que vem sendo desenvolvido no município com a cultura do açaí, onde os palestrantes abordaram os cuidados e procedimentos no manejo de açaizais nativo e as Boas Práticas de Fabricação (BPF’s) no beneficiamento do açaí. As palestras foram proferidas pela engenheira florestal e gerente de Apoio à Produção Não Madeireira,Vanessa Souza, e o engenheiro agrônomo e gerente de Apoio a Agroindústria, Washington Luís Aguiar, ambos do IDAM/Central.


“As Boas Práticas de Manejo do Açaí inicia em campo com a adoção de medidas que viabilizam a qualidade dos frutos e com a organização do trabalho em campo. Além das orientações sobre a utilização de equipamentos de proteção individual EPI´s resguardando a vida dos coletores de açaí”, explicou Vanessa Souza.
Conforme Washington Aguiar, na palestra sobre (BPF’s) do açaí foi dado ênfase aos cuidados que as pessoas que trabalham com a produção do vinho do açaí devem ter para que o produto esteja livre de contaminações prejudiciais à saúde dos consumidores. Segundo ele, entre os cuidados indispensáveis destacam-se a higiene do trabalhador, da matéria-prima, dos utensílios e do local de trabalho.
O seminário contou com a participação de um público de mais de 80 pessoas, entre agricultores e autoridades. Ao final do evento o prefeito do município Abraão Lincoln, realizou o sorteio de três pulverizadores costal, uma roçadeira e uma máquina de beneficiar açaí.
Produção – Na ocasião foram apresentados alguns dados de produção parcial do açaí da safra 2013/2014, que já contabilizou um total de 50 mil sacas de açaí, que segundo o gerente da Unidade Local do IDAM em Codajás, Francisco Dantas, a comercialização dessa produção rendeu para o município um valor  de aproximadamente 4 milhões de reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário