quarta-feira, 11 de junho de 2014

5ª Festa da Farinha em Anamã

Aldizângela Brito,

Cerca de 3 mil pessoas prestigiaram a Festa da Farinha, realizada no dia 7 de junho, na praça da Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no município de Anamã (a 168 quilômetros de Manaus). A 5ª edição da festa foi realizada pela prefeitura municipal, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) e Associação dos Agricultores da Vila Arixi.
A ação teve como objetivo dar oportunidade a mais de 50 agricultores familiares de apresentarem os produtos derivados da mandioca, como farinha ova, pé de moleque, bolo, farinha de tapioca, tapioca, bolo de anjo e tucupí. Durante a festa os produtores distribuíram gratuitamente meio quilo de farinha ova.
O auge da festa foi a premiação de três motores para  agricultor  que se destacou no cultivo da mandioca. Paulo André Pinho,  com maior área de plantio; Antônio Geraldo, maior produtor de farinha e Cláudia Mota, destaque como primeira produtora mulher a desenvolver a atividade no município.


Segundo o gerente da Unidade Local do IDAM em Anamã, Antônio Luiz Bandeira, a atividade teve saldo positivo. “Acredito que com a festa, os produtores rurais puderam expor o que é produzido pelos agricultores familiares dentro dos padrões de qualidade levando em consideração a segurança alimentar”, afirmou Bandeira.
ATER – Os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural desenvolvidos pelos técnicos do IDAM vêm promovendo melhores condições de vida para os agricultores familiares nos municípios do Amazonas. Em Anamã, são assistidos mais de mil agricultores familiares com, reuniões, palestras, Demonstração de Método (DM) e visitas técnicas. Durante as atividades os agricultores familiares também recebem orientações a respeito de financiamento para implantação e ampliação das atividades de agropecuária.
Antônio informou, ainda que até o final do ano, os agricultores receberão 40 motores financiados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Mais Alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário