sexta-feira, 20 de junho de 2014

Holanda: segunda maior exportadora de alimentos do mundo


Sucesso na Copa do futebol foi a Holanda, dando de 5 X 1 na campeã do mundo Espanha e de virada venceu a Austrália por 3 x 2. E no agronegócio a Holanda é a segunda maior exportadora de alimentos do mundo. Fica somente atrás dos Estados Unidos, e ainda na frente do Brasil, vendendo cerca de 76 bilhões de euros por ano.

A Holanda tem apenas 33.800 quilômetros quadrados de território, com 17 milhões de habitantes. Na logística dá um show com o porto de Roterdã, 40 km de porto, o maior da Europa e o quarto maior do mundo. A Holanda se caracteriza por produzir e vender produtos de alto valor agregado. Flores e plantas ornamentais, são os maiores em batatas, em cebolas, exportam ¼ dos tomates do mundo, altíssima qualidade em hortaliças, frutas, queijos, lácteos.

Tem uma produtividade no agronegócio cinco vezes superior do que a média da Europa, são líderes em máquinas para processamento de alimentos, e contam com o segundo maior investimento mundial em pesquisa para o agronegócio. A Universidade de Wageningen é reconhecidamente um dos principais centros de estudos do planeta.
Ou seja, país pequeno, cheio de diques, inflação de 1,8% ao ano, um dos 10 melhores países para se viver no planeta e ainda ganha de nós, os brasileiros, no movimento sofisticado do seu setor de agroalimentação, além de um extraordinário modelo de cooperativas. São grandes no agronegócio, um modelo de logística, qualidade e organização, mas no futebol, dá mais Brasil.

José Luiz Tejon Megido é diretor vice-presidente de Comunicação do Conselho Cientifico para a Agricultura Sustentável (CCAS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário