segunda-feira, 31 de março de 2014

Preços e Produtos da PGPM da sociobiodiversidade (extrativismo)


Governo reconhece situação de emergência em municípios de cinco Estados

Divulgação / Agência de Notícias do Acre
O ACRE deve reivindicar o Programa GARANTIA SAFRA para os produtores rurais prejudicados pela cheia dos rios. Unida, a Região Norte deve buscar o apoio dessa ferramenta que já beneficia o nordeste desde 2003 (dez anos). Demorou, mas chegou a vez dos ribeirinhos da Amazônia. 
Foto: Divulgação / Agência de Notícias do Acre
Verba para o Acre é uma medida recorrente a cheia do Rio Acre e do Rio Madeira, que tem isolado o Estado do restante do país
O Ministério da Integração Nacional publicou duas portarias no Diário Oficial da União desta segunda, dia 31, reconhecendo a situação de emergência de municípios de cinco Estados brasileiros. São eles: Amazonas, Acre, São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais.

No Estado do Amazonas, inundações levaram as cidades da Manicoré, Borba, Novo Aripuanã e Nova Olinda do Norte a ter o estado de emergência decretado. Sena Madureira (AC) e Juquiá (SP) também estão em emergência por conta das inundações no mês de fevereiro.

FAEA reivindica BANCO POSTAL e GARANTIA SAFRA

A Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas encaminhou pleito formal ao BANCO DO BRASIL reivindicando que o BANCO POSTAL (dentro da recente parceria com os CORREIOS)  passe também a operar o PRONAF no Amazonas. 
Em conversa com o presidente do Sistema FAEA/SENAR, Muni Lourenço, também fiquei sabendo que a entidade encaminhou pleito formal ao governador, Sepror e MDA solicitando informações sobre a implementação do Programa Garantia Safra em nosso estado. Reconheço a importante e estratégica iniciativa da FAEA. 


Sistema OCB promove Workshop em Gestão Sustentável no Cooperativismo

Texto: Carla Santos - Jornalista da Cooperativa de Comunicação do Amazonas - Coopcom/AM

Fonte: Sistema OCB-Sescoop/AM

O Sistema OCB-Sescoop/AM promove no próximo dia 4 de abril, a partir das 14h, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas, o Workshop Gestão Sustentável no Coopertivismo na Amazônia. O evento, que vai ser realizado no auditório da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), no setor Sul da Instituição, tem como objetivo esclarecer aos alunos e disseminar entre eles, a filosofia desta organização econômica e social, bem como celebrar um convênio com a Universidade. 
 
A palestra inicial será com o tema "Experiência da Agrofrut na produção sustentável e orgânica", com Antônio Carlos, presidente da cooperativa, sediada em Urucará, que também é coordenador do Grupo de Alinhamento Estratégico do Cooperativismo Agropecuário do Amazonas". Os moderadores serão o diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, Dr. Nelinton Marques, a presidente da Cooperativa Agropecuária de Manacapuru, Eliana Medeiro e o secretário de Produção Rural, Eron Bezerra. 
 
A segunda palestra terá como foco a "Experiência Exitosa da Parceria OCB/AM e UFV/MG, que será ministra pelo presidente do Sistema OCB-Sescoop/AM, Petrucio Magalhães Júnior, seguida pela mesa-redonda "Assistência Técnica e Qualificação Prática", com moderação do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), Davi Gonçalves, orientador de projetos de Assentamentos do Incra e a participação de um aluno do Centro Acadêmico da FCA.  
 

Cooperjuta realiza Assembleia Geral Ordinária em Manacapuru


A Cooperativa dos Juticultores do Amazonas (Cooperjuta) realizou nesta quinta-feira, 27 de março, sua Assembleia Geral Ordinária. O evento aconteceu na sede da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Manacapuru e foi prestigiada pelo presidente do Sistema OCB-Sescoop/AM, Petrucio Magalhães Junior. A Assembleia contou com a presença de 62 cooperados.
Durante a AGO, a diretoria foi aclamada, tendo à frente a então presidente Verônica Mesquita da Silva, como vice-presidente, Davi Marques, secretária Ana Márcia Araújo e como conselheira efetiva, Marilene Ferreira. Os suplentes eleitos são Rodrigo Trindade, Aluísio Chaves, Edmar Ramires. Balbino de Castro, Silas Bezerra, Maria Socorro de Oliveira e Denis Ramos e Carlos Alberto de Castro.
Segundo a presidente reeleita, foi feita as apresentações do balanço do Conselho administrativo e dos relatórios do Conselho Fiscal. Verônica aproveitou para falar das metas para o próximo triênio, 2014/2017, que são a garantia da aquisição da sede própria e o aumento do quadro social.
"Foi uma honra podemos contar a presença do presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães júnior e a participação de um grandes parceiros, a  Brasjuta, que também é nossa cliente", disse.
Iniciativa profissional - Durante a AGO e também no cotidiano da cooperativa, a Cooperjuta vem recebendo o acompanhamento de professores e alunos de Contabilidade da Universidade do Estado do Amazonas, a qual faz um plano estratégico de ações na área gerencial.
"Foi uma parceria firmada recentemente, mas que vem dando certo e nos dando mais segurança quanto às nossas tomadas de decisão", afirmou a gestora.
Texto: Carla Santos/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas
Fonte: Cooperjuta

MPF Atende FAEA e Cancela Recomendação Prejudicial à Pecuária Amazonense

Adicionar legenda




 
 
O Ministério Público Federal através do Procurador da República no Amazonas, Dr. Rafael da Silva Rocha, comunicou ao Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas - FAEA, Muni Lourenço, nesta quinta-feira (27) que será cancelada no próximo dia (31/03) a Recomendação PR/AM/2OFCIV/N.002/2014, que foi enviada durante o último mês de fevereiro, para mais de trezentos e cinquenta estabelecimentos comerciais do Amazonas, na maioria supermercados, açougues etc, para que paralisassem, sob pena de multa, a compra de carne de rebanho amazonense industrializada por dois importantes frigoríficos localizados no Amazonas. O cancelamento da Recomendação será formalizada pelo Ministério Público Federal - MPF por meio de correspondência assinada e enviada pelo Procurador da República, Dr. Rafael Rocha, a cada um dos estabelecimentos comerciais que receberam a Recomendação no mês passado.
Recomendação

CONSEA debate o PAA operado pela SEPROR

Hoje, 31 de março, aconteceu mais uma reunião ordinária do CONSEA. O encontro foi na UEA/Djalma Batista. Em pauta, informações sobre a 4 Conferência ocorrida recentemente em Brasília; o PAA operado pela SEPROR; a implementação do Programa GARANTIA SAFRA que vai beneficiar os ribeirinhos, entre outros assuntos. Atualmente, o presidente do CONSEA é o sr. Pedro Neto. Por unanimidade, o Dr. Marc Storck foi eleito o novo Secretário Geral do Conselho.


domingo, 30 de março de 2014

Video da REDE AMAZÔNICA fortalece o SEGURO VÁRZEA e o .....

Essa matéria da REDE AMAZÔNICA deixa evidente a extrema e imediata necessidade de implementação do SEGURO VÁRZEA e do Programa GARANTIA SAFRA no estado do Amazonas.  Nos últimos anos, tenho reiteradas vezes chamado atenção para essas duas estratégicas ferramentas. Uma já existe, que é o Garantia Safra (mas só atendia o Nordeste), a outra, o SEGURO VÁRZEA, ainda não existe. É uma proposta que também tenho defendido e estou convicto de sua utilidade e necessidade na região. A família perdeu a produção e está se deslocando para a sede municipal. A família vai ficar esperando meses para a água baixar, a terra voltar a aparecer, plantar, colher, comer e vender a produção excedente. Nesse período, a família deve receber o auxílio financeiro do GARANTIA SAFRA e do SEGURO VÁRZEA. 

Sepror solicita anistia de dívidas para produtores afetados pela cheia no AM

Reconheço que o pleito da SEPROR ao MDA é correto, mas já está no momento de encarar essas situações adversas com maior profissionalismo, tempestividade e sem tanto apelo político. Esses regulares pedidos  ao governo federal devem ser substituídos por instrumentos mais técnicos,  imediatos, e menos político. O Garantia Safra é apenas um deles, tem outros. O Seguro Várzea é outro caminho. Parece que estamos fazendo favor ao produtor rural prejudicado, mas as imagens comprovam que é uma questão de justiça e de extrema necessidade com quem contraiu dívida e não tem como pagar. Ao longo da semana, vou apresentar algumas sugestões para essa triste rotina que nossos produtores rurais estão enfrentando a cada ano. Precisamos encontrar alternativas que diminuam o gigantesco trabalho enfrentados com determinação pela equipe do IDAM nesses momentos de cheia e seca. Já ficou acertado que no Garantia Safra a ser implementado no Amazonas não teremos visitas "in loco" nas propriedades atingidas para operar o pagamento. Será definido por calha de rio/região, e por órgão competente, o nível das águas dos rios (na cheia e seca) que a ferramenta entrará em ação, ou seja, que haverá o pagamento dos R$ 850,00 ao ribeirinho.


Uma linha de crédito especial para agricultores do Amazonas que têm suas produções atingidas pela cheia dos rios deste ano e a anistia de dívidas, referentes a um empréstimo realizado após a cheia de 2012, foram solicitadas pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A Sepror acredita que a liberação deve ocorrer nos próximos dias. Os prejuízos por conta da enchente no interior do estado foram estimados em R$ 102 milhões pelo Governo do Amazonas. Mais de 27 mil toneladas de produtos cultivados já foram perdidos.
Segundo o titular da Sepror, Eron Bezerra, a linha de crédito pode estar disponível aos produtores em aproximadamente uma semana. O secretário explicou que os agricultores estão pagando o empréstimo realizado em 2012 e solicitou que os produtores sejam anistiados da dívida.
“Certamente vamos conseguir essa linha de crédito. Além disso, os produtores que fizeram o empréstimo anterior não têm como arcar com uma nova dívida”, afirmou Bezerra.
Segundo Bezerra, o valor da anistia deve ser custeado pelo Tesouro Nacional. Em 2012, os produtores tiveram acesso a uma linha de crédito especial com 40% de desconto no pagamento. O produtor rural tem dois anos de carência para realizar o pagamento do empréstimo.
“Se um produtor emprestou R$ 10 mil, em 2012, só paga R$ 6 mil. E esse valor ele ia começar a pagar exatamente agora, momento em que a região está sendo atingida pela cheia no interior do Amazonas”, explicou Bezerra.
Os prejuízos por conta da cheia no interior do Amazonas, em 2014, foram estimados em R$ 102 milhões pelo Governo do Amazonas. Pelo menos nove cidades do Amazonas decretaram estado de emergência por conta da cheia no estado. A enchente dos rios Purus, Madeira e Juruá já casou a perda da produção agropecuária em cinco municípios. Produtores rurais de Boca do Acre,Pauini, Ipixuna, Humaitá e Manicoré perderam juntos mais de 27 mil toneladas de produtos cultivados, segundo informações da Sepror.
Fonte: G1 Amazonas

sábado, 29 de março de 2014

Reunião histórica, mas sem avanços

Participei desse importante momento em 2013. Aliás, eu fiz essas fotos. Foi no gabinete do secretário Eron Bezerra. Técnicos do MDA/Brasília detalhavam todos os aspectos que envolviam a implementação do Programa GARANTIA SAFRA no estado do Amazonas. Não sei como anda o assunto em nível estadual, mas penso que está parado. Quem perde? É o ribeirinho que está atingido pela enchente e que já deveria estar recebendo R$ 850,00 direto na CAIXA lotérica da sede do seu município. O "GS" estendido para o Amazonas beneficia os ribeirinhos atingidos/prejudicados pela cheia e seca dos nossos rios. Contudo, o programa precisa da adesão inicial do Estado e algumas providências.  Espero que o próximo governador, iniciando pelo Professor José Melo, adote como prioridade a urgente implementação dessa importante ferramenta de apoio ao produtor rural atingido por adversidades, sem festa, sem intermediários, sem padrinhos.  Nada mais justo do que receber essa ajuda nos momentos em que não pode garantir a segurança alimentar e nutricional de sua família.





Agricultura Familiar no AM é tema de 4 obras da Editora WEGA


A edição de fevereiro/2014 da Revista FLORESTA BRASIL AMAZÔNIA traz importante matéria, de Marina Guedes, que destaca a publicação de 4 obras com o tema "agricultura familiar no Amazonas".  Nos últimos dez anos, pesquisadores do Inpa, Ufam e IRD realizaram estudos sobre o tema. A obra é da Editora Wega. Ainda não tenho informações do valor, nem o local de venda dos livros. Quem puder ajudar, antecipadamente agradeço.

Publicação: "Trabalhadores e trabalhadoras na pesca" - Elenise Scherer


O ex-superintendente do MPA/AM, Estevam Costa, presenteou a Secretária de Desenvolvimento Territorial do MDA, Andrea Butto, com um exemplar da publicação "Trabalhadores e trabalhadoras na pesca".  À página 189, a autora, Elenise Scherer, entrevista o Estevinho abordando vários aspectos da cadeia produtiva do pescado, inclusive o Seguro Defeso no Amazonas.


OCB/AM promove WORKSHOP na próxima sexta (04)

A AGROFRUT (Urucará) e a COOMAPEM (Manacapuru) já participam do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). A Agrofrut na modalidade de Formação de Estoque de Guaraná, e, a Coomapem, no instrumento de Compra com Doação Simultânea.

Figliuolo destaca a importância do ZEE e do ZARC para o AM

Humberto Figliuolo destaca a importância dos zoneamentos (ZEE e ZARC) para o desenvolvimento sustentável do Amazonas. Este artigo foi  publicado na Revista da Grande Loja Maçônica do Amazonas - GLOMAM. Também fala do CBA (Centro de Biotecnologia da Amazônia). Espero, sinceramente, que o próximo governador coloque na pauta de prioridade essas duas importantes ferramentas.

quinta-feira, 27 de março de 2014

PAA: R$ 6,8 milhões são pagos diretamente aos agricultores familiares em março

Defendo que o pagamento DIRETO ao produtor rural deve ser  adotado pelo governo federal em todos os INSTRUMENTOS e com todos os OPERADORES (Conab, Estados e Municípios).

26/03/2014 15:05

Recursos beneficiam mais de 4,8 mil famílias que fornecem produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos

Brasília, 26 – Agricultores familiares que participam do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) receberam neste mês R$ 6,8 milhões do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). No total, mais de 4,8 mil produtores venderam sua produção na modalidade Compra com Doação Simultânea. Os alimentos adquiridos são destinados ao atendimento de famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional, por meio de entidades da rede socioassistencial e instituições públicas ou filantrópicas de ensino e de saúde.



Os recursos, que neste mês se referem à venda da produção no período de 14 de fevereiro a 17 de março, são pagos diretamente na conta bancária dos agricultores familiares, que podem sacá-los a partir desta quarta-feira (26) ou fazer compras em débito automático com o cartão específico do programa. Implantado em 2013, o pagamento direto aos fornecedores agiliza o repasse de recursos e garante maior segurança na operacionalização.

Veja aqui a folha de pagamento de março do PAA por município

Segundo o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos, essa nova operação torna o processo mais simples e facilita o acompanhamento dos pagamentos aos produtores. “Essa forma de operar possibilita mais rapidez e transparência no controle e acompanhamento de todo o processo. Logo, temos um sistema mais ágil para o agricultor que fornece o alimento, com mais facilidade de gestão”, destaca.

Cada unidade familiar tem um limite de venda para o PAA de R$ 5,5 mil por ano na modalidade de Compra com Doação Simultânea. Além de fortalecer a produção agrícola, o programa, que integra o Plano Brasil Sem Miséria, promove a segurança alimentar e nutricional daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade. Nos últimos 10 anos, o PAA investiu R$ 5,3 bilhões para a compra de 4 milhões de toneladas de produtos da agricultura familiar, beneficiando 388 mil famílias agricultoras.

Informações para imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
imprensa@mds.gov.br

Organização quer auxiliar com soluções para o cacau brasileiro

Na tarde desta quinta-feira (27), o diretor executivo da Organização Internacional do Cacau (ICCO, em inglês), Jean Marc Anga, esteve em reunião com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, colocando a entidade à disposição no que se refere ao cacau brasileiro.

“Colocamos-nos disponíveis para ajudar a solucionar o problema do cacau. E queremos, também, estabelecer uma cooperação técnica entre as instituições”, disse Jean citando a cooperação entre o Mapa e a organização.

Segundo o diretor, a doença do cacau conhecida como vassoura-de-bruxa foi solucionada no Brasil, mas os impactos na população dependente desta cultura ainda são grandes.

Observatório das Margaridas será lançado nesta noite durante o Conselho da CONTAG



As Margaridas Seguem em Marcha e sua luta avança a cada dia...

Será lançado nesta noite, 27 de março, o Portal do Observatório das Margaridas. Esse será um instrumento interativo de informação, comunicação e articulação de amplo alcance sobre a realidade das mulheres trabalhadoras do campo e da floresta, com a participação ativa destas e envolvendo lideranças, intelectuais do meio acadêmico, gestoras públicas, possibilitando o acompanhamento das pautas da Marcha das Margaridas e das políticas públicas.

Embrapa promove capacitações para técnicos de transferência de tecnologia de 30 municípios do AM

image(41)
Por PAULA VIEIRA

Com o desafio de apoiar o agricultor familiar do interior do Amazonas a adotar inovações tecnológicas resultantes de pesquisa da Embrapa, mais de 50 técnicos de 30 municípios do Amazonas estão sendo preparados para atuar nos projetos das linhas temáticas de Fruticultura, Pecuária Sustentável e Produção de Borracha Natural, no Programa Estratégico de Transferência de Tecnologias para o Setor Rural  Pró Rural/ Residência Agrária. Esses técnicos participam de capacitações promovidas pela Embrapa Amazônia Ocidental durante esta semana, de 24 a 28 de março.

Ações de assistência técnica geram resultados positivos para produtores rurais em Maués

Capa2
Por ALDIZÂNGELA BRITO,

Extensionistas da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas IDAM/Maués (distante a 276 quilômetros de Manaus) realizaram balanço de atividades feitas durante o mês de março. O resultado aponta avanços no setor primário beneficiando mais de trezentos agricultores familiares no município.
Uma das primeiras ações foi uma visita técnica feita no dia 13, na propriedade dos produtores rurais Florindo Pires e Alfredo Almeida, localizada na estrada Safrita. Durante a ação os extensionistas Ivo Roberto, Francisco Antônio, George Wallace e Vanessa Neo orientaram os produtores  a respeito da produção de pescado em tanque escavado. A estimativa é que sejam produzidos quatro mil unidades de tambaqui curumim.
Crédito rural

Em programa de rádio, engenheiro de pesca do IDAM destaca a importância da piscicultura para o Amazonas

10155662_240616662789881_1141262880_n
Entrevistado por Sávio Santos da rádio Cultura do Amazonas, o engenheiro de pesca do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Alfeu Ferraz Filho, falou sobre a piscicultura voltada para a agricultura familiar e explicou a importância da atividade para o Estado. A entrevista foi veiculada na manhã de hoje, 27 de março, no programa Bom Dia Amazônia.
A piscicultura é um ramo da aquicultura que envolve processos produtivos, engorda e despesca de peixes, além disso, vem se tornando a melhor alternativa para o setor primário do Amazonas. “A infraestrutura piscícola existente no Amazonas é considerada significativa e conta com suporte da Estação de Balbina, fábricas de ração e assistência técnica do Idam em todos os municípios”, disse Alfeu, destacando, que ao todo o Estado conta com mais de 3.488 piscicultores, em uma área alagada de 3.130 hectares, entre viveiros de barragens, viveiros escavados, tanques-rede e canais de igarapé.

Mercado interno brasileiro de orgânicos deve crescer 33,3% em 2014

Antônio Pacheco/Agencia RBS
Foto: Antônio Pacheco/Agencia RBS
Brasileiros produtores de orgânicos têm participado de feiras no exterior
O mercado brasileiro de produtos orgânicos deve movimentar R$ 2 bilhões em 2014, segundo projeção da Organics Brasil – projeto que reúne 74 empresas exportadoras. No ano passado, o consumo interno somou R$ 1,5 bilhão.

– A tendência do consumidor é cada vez mais buscar se alimentar de forma saudável como prevenção – afirmou o representante da organização, Ming Liu, em entrevista ao programa Bom Dia Campo, do Canal Rural.

quarta-feira, 26 de março de 2014

MDA capacita assessor territorial para Inclusão Produtiva

Representantes do MDA e MDS participam do evento. Também as Delegacias do MDA dos estados do Norte. Vai até sexta, e acontece na MAROMBA.



Municípios do AM recebem ações de transferência de tecnologias da Embrapa


Municípios do AM recebem ações de transferência de tecnologias da Embrapa A Embrapa está reforçando sua atuação no interior do Amazonas com ações de transferência de tecnologias em 45 municípios. Essas ações se dão com apoio de 75 técnicos bolsistas do Programa Pró-Rural/Residência Agrária, que atuam em quatro projetos coordenados pela Embrapa. De 24 a 28 de março, 51 destes técnicos de 30 municípios, serão capacitados pela Embrapa nos projetos de Fruticultura, Pecuária Sustentável e Borracha Natural.
Municípios do AM com atuação da Embrapa no Residência Agrária.



Os projetos integram o Programa Estratégico de Transferência de Tecnologias para o Setor Rural – Pró Rural/ Residência Agrária, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) em parceria com a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror-AM) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM). A Embrapa coordena quatro projetos nesse programa, todos voltados para levar ao produtor inovações tecnológicas geradas pela pesquisa e socializar esses conhecimentos para apoiar a produção rural. Quem faz essa mediação com o produtor é o técnico extensionista, bolsista do projeto, que passa a residir no município e realizar atividades de assistência técnica em temas específicos do projeto, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).
Em cada município os conhecimentos e tecnologias são demonstrados de forma prática, em áreas de produtores. Através de cada projeto, a Embrapa passa a demonstrar as tecnologias de forma prática nos municípios de sua abrangência com a implantação de áreas demonstrativas, chamadas de Unidades de Construção do Conhecimento Coletivo-UCCC (no caso da agricultura) ou Unidades de Referência Tecnológica-URT (no caso da pecuária), que servem como instrumento didático para apresentar as recomendações técnicas de cada sistema de produção e promover capacitações sobre as inovações tecnológicas aos produtores interessados. Pelas metas de cada projeto, cada técnico bolsista irá prestar assistência técnica a 100 produtores por ano, utilizando as inovações tecnológicas, os conhecimentos recebidos nas capacitações, e considerando ainda os conhecimentos locais dos produtores.
Em alguns municípios já começaram a implantação dessas Unidades. É o caso dos municípios de Borba, Manacapuru, Presidente Figueiredo e Parintins que já contam com Unidades de Pecuária Sustentável; e outros 21 municípios com Unidades de Construção do Conhecimento Coletivo, com plantios de feijão-caupi, mandioca e milho apresentando tecnologias pelo projeto Culturas Alimentares.
feijao-milho-mandi
O projeto com foco em Culturas Alimentares (mandioca, feijão-caupi e milho) foi o primeiro a iniciar as atividades, no ano passado (2013). A capacitação dos 21 técnicos bolsistas deste projeto ocorreu em setembro, em dezembro iniciaram os plantios e como são culturas de ciclo curto a colheita está prevista a partir de maio deste ano.
Nas novas capacitações dos projetos de Fruticultura, Produção de Borracha natural e Pecuária Sustentável, que acontecem em março, os técnicos extensionistas irão receber informações técnico-científicas e orientações sobre as atividades a serem desenvolvidas pelos projetos em cada município. Em alguns já foram iniciadas atividades.
Fruticultura
frutas_residencia agrariaDe 24 a 28 de março acontece a Capacitação Técnica em Fruticultura, que aborda temas como contextualização da fruticultura no Amazonas, extensão e desenvolvimento rural; processos de desenvolvimento e participação; matéria orgânica do solo; interpretação de análise de solo e plantas; e informações técnicas sobre as culturas da bananeira, cupuaçuzeiro, cacau, açaí, maracujá, abacaxi, mamão e boas práticas na fabricação de polpas. O projeto tem o enfoque em inovações tecnológicas para fruticultura na agricultura familiar e abrange 13 municípios: Careiro da Várzea, Silves, Codajás, Novo Aripuanã, Lábrea, Coari, Tabatinga, Atalaia do Norte, São Sebastião do Uatumã, Anori, Iranduba, Urucurituba e o distrito de Novo Remanso, em Itacoatiara. Na capacitação participam 19 instrutores, incluindo pesquisadores e técnicos da Embrapa, do Idam e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). De acordo com o pesquisador da Embrapa, Gilmar Meneghetti, coordenador do projeto de fruticultura, a adoção das inovações tecnológicas apresentadas sobre essas culturas possibilitam ganhos socioeconômicos, como o aumento da produtividade e da oferta de matérias primas para as agroindústrias, a elevação da renda dos agricultores, a melhoria da alimentação e da qualidade de vida das populações rurais. No aspecto ambiental, também permitem o aproveitamento de áreas já desmatadas, recuperando-as para cultivos e, também, aproveitando áreas de preservação para o manejo e extração de frutas nativas.

Pecuária Sustentável
ILPF_siglia
No período de 24 a 26 de março acontece a capacitação do projeto Pecuária Sustentável. O  coordenador do projeto, pesquisador da Embrapa, Jasiel Nunes, explica que para que a pecuária se torne mais sustentável no Estado, se pretende incentivar o uso da tecnologia de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) para recuperação de áreas de pastagens degradadas. Com isso, pode se ter a produção de grãos (milho e feijão) e madeira, com consequente diminuição dos custos de recuperação de pastagens, mais a alternativa de diversificar produtos na propriedade rural e elevação da renda familiar.  O sistema ILPF é uma estratégia de produção sustentável que integra sistemas agrícolas, pecuária e floresta, baseado na adoção de práticas conservacionistas,  como o plantio direto, a rotação e a sucessão de culturas, o consórcio de espécies, o manejo animal e a produção de forragens, madeiras, fibras e frutos. Os municípios contemplados neste projeto são Boca do Acre, Apuí, Borba, Manicoré (e o distrito de Matupi), Lábrea (com ações no sul de Lábrea), Autazes, Careiro da Várzea, Itacoatiara, Urucará, Nhamundá, Barreirinha, Parintins, Presidente Figueiredo e Manacapuru. O projeto atua nesses 14 municípios com 20 técnicos bolsistas, envolvendo agrônomos, zootecnistas, veterinários e técnicos em agropecuária. Nos dias 24 e 25 os técnicos terão aulas na sede da Embrapa e no dia 26 realizam visitas técnicas ao Campo Experimental DAS, no Km 54 da rodovia BR-174, e a duas fazendas de gado leiteiro e um laticínio na estrada de Balbina, município de Presidente Figueiredo.
Produção de Borracha Natural
latex
Também de 24 a 26 de março acontece a  capacitação para uso das novas técnicas de enxertia, sangria, coleta e armazenamento da borracha natural. Os municípios contemplados pelo projeto com foco em Borracha Natural, são Boca do Acre, Borba, Canutama, Carauari, Coari, Eirunepé, Fonte Boa, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Juruá, Jutaí, Lábrea, Manacapuru, Manicoré, Maués, Novo Aripuanã, Pauini, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga. O coordenador, pesquisador da Embrapa, Everton Cordeiro, informa que as novas tecnologias que serão compartilhadas pelo projeto têm o potencial de incrementar a produção de borracha natural no Amazonas, melhorando a vida do seringueiro com os plantios de seringueiras tricompostas resistentes ao mal das folhas, doença que prejudica o cultivo na região de floresta tropical úmida.
Alcance do Programa
Ao todo, o programa Pró-Rural/Residência Agrária conta com 170 técnicos bolsistas em 10 projetos, dos quais quatro estão sob a coordenação da Embrapa, e os demais com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (Ifam) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Atingindo a meta de 300 produtores atendidos pelos técnicos de todos os projetos espera-se atingir mais de 50 mil agricultores em três anos, nos 62 municípios do Amazonas.
Alguns resultados imediatos já podem ser notados, conforme destaca a coordenadora do Programa Residência Agrária, da Sepror,  Alíria Noronha. Em termos quantitativos, ela ressalta o aumento de pessoal que trabalha em assistência técnica e extensão rural no interior do Estado, pelo acréscimo de 170 técnicos além dos 300 técnicos do Idam. Em termos qualitativos, a coordenadora relaciona que o programa está viabilizando que tecnologias geradas pelos centros de pesquisa sejam experimentadas pelos produtores. Alíria destacou, por exemplo, o projeto Culturas Alimentares, um dos coordenados pela Embrapa, que leva conhecimentos e tecnologias de baixo custo e fácil implantação que podem ajudar o agricultor familiar a melhorar sua produção de feijão-caupi, milho e mandioca. “Com tecnologia de fácil implantação, os agricultores não ficam dependentes dos técnicos”, acrescenta.
A coordenadora destacou que os princípios que orientam o Programa Pro-Rural/Residência Agrária, visam à melhoria de vida da população rural, o desenvolvimento sustentável, a economia solidária, a agricultura familiar como unidade de ação, a transferência de tecnologias para ampliar a renda, a valorização da cultura da população rural, entre outros.
________________________
Embrapa Amazônia Ocidental
Síglia Souza - Jornalista MTb 66/AM
siglia.souza@embrapa.br
Telefone: (92) 3303-7852/3303-7860
Fotos:Síglia Souza e Felipe Rosa.
Mapa: Lúcio Cavalcanti

Ceplac abre inscrições para bolsas de iniciação científica


Já estão abertas as inscrições para o programa de bolsas de iniciação cientifica da Ceplac/Cepec. Os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), da Fapesb e do CNPq – 2014/2015  visam  despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante a participação em projetos de pesquisas orientados por pesquisadores qualificados.
Este ano, o PIBIC disponibiliza 35 bolsas de iniciação científica, sendo 20 da FAPESB e 15 do CNPq. Os detalhes para inscrição estão no edital abaixo.
Participe!

EDITAL CEPLAC/CEPEC NO 06/2014  Aqui
Anexos I,II e III  Aqui

Assessoria de Comunicação da Ceplac
sexta-feira, 21/03/2014

Começa nesta quinta-feira (27) o 1º Feirão da Roça

roça
O Parque de Exposições Agropecuária Eurípedes Lins recebe nesta quinta-feira (27) o 1º Feirão da Roça. O evento que segue até o domingo (30) é uma realização da Associação dos Produtores do Feirão da Sepror e tem apoio da Secretaria de Produção Rural.
De acordo com o presidente da Associação, Antonivaldo de Souza, o evento terá uma programação diversificada com cursos para o público, concurso de história e lendas da roça, corridas de bodes, concurso de berrante, leilão de animais, feira de adoção e artesanato. “Além disso, ainda teremos o feirão que vai ficar funcionando em parceria com a festa. Quem for prestigiar o evento pode fazer as compras da semana e ainda se divertir no espaço”, destacou.
Segundo Antonivaldo, estão previstos  para o 1º Feirão da Roça grandes shows musicais de viola, moda sertaneja e forró e o concurso da rainha caipira. “O evento não tem o mesmo porte da Expoagro, mas segue a mesma linha. A ideia aqui é manter a cultura e a tradição do produtor e homem do campo e também poder mostrar para a sociedade nosso trabalho através da comercialização dos nossos produtos”, disse.
O Parque Eurípedes Lins fica localizado na Avenida Torquato Tapajós, bairro Tarumã, zona Norte.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Acordo Conab e BNDES: prazo para inscrição dos projetos se encerra dia 31




Termina na próxima segunda-feira (31) o prazo para inscrição de projetos da agricultura familiar para receber apoio financeiro por meio do acordo firmado entre a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).  Nesta segunda etapa do acordo, serão liberados R$ 15 milhões para o fortalecimento da produção rural de base familiar.

Os recursos, não-reembolsáveis, devem ser investidos em infraestrutura, incluindo a compra de equipamentos, itens de armazenagem, veículos, estruturação da produção, entre outros. Serão disponibilizadas duas faixas de apoio. Uma de R$ 70 mil, destinada a organizações de produtores familiares comprovadamente de base agroecológica ou orgânicos e a associações e cooperativas formadas exclusivamente por mulheres. Já a outra faixa, de R$ 50 mil, é voltada aos demais interessados.

Nesta segunda chamada, os recursos estão vinculados à quantidade de beneficiários que o projeto irá atender. O edital prevê um teto de R$ 2 mil por beneficiário para os projetos de até R$ 50 mil, e de R$ 2,8 mil para os projetos até R$ 70 mil. O projeto deve apresentar no mínimo 10 beneficiários.

É necessário comprovar realização de, no mínimo, uma operação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) ou do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) ou, ainda, da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). Terão prioridade os agricultores familiares que cultivam com base no sistema de produção agroecológico ou orgânico, mulheres, jovens e povos e comunidades tradicionais (formados em sua maioria por quilombolas e indígenas).

Os interessados devem fazer o download do programa ProjetosNet, disponível no site da Conab, preencher os dados requeridos e enviar a proposta à Conab. Até 31 de março também é necessário, apresentar a documentação exigida na Superintendência Regional do Estado em que a organização está sediada.

O resultado final da seleção será publicado no Diário Oficial da União (D.O.U) e disponibilizado nos portais da Conab (www.conab.gov.br) e do BNDES (www.bndes.gov.br). (Flávia Agnello/ Conab)

Mais informações para a imprensa:
Superintendência de Marketing e Comunicação
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br

terça-feira, 25 de março de 2014

Estudo aponta que há 11 milhões de hectares ociosos na Amazônia


Canal Rural
Foto: Canal Rural
Integração entre pecuária e lavoura pode diminuir emissões de gases de efeito estufa
Um estudo realizado pela Universidade de Campinas (Unicamp) e Embrapa mapeou as emissões de gases de efeito estufa na Amazônia e chegou a números impressionantes de área para a utilização na agricultura. São áreas que ainda podem ser aproveitadas de maneira sustentável, através da integração lavoura pecuária floresta (ILPF). Os pesquisadores também encontraram uma mudança no perfil de emissões nos últimos 10 anos.
Os resultados do estudo Mitigando Mudanças Climáticas no Setor Agrícola, produzido pelo mostram a mudança do principal emissor de gases de efeito estufa na região Norte do Brasil. Em 2005, a conversão de floresta para uso do solo respondia por 57% das emissões. Cinco anos depois, em 2010, com a redução do desmatamento e o avanço da agricultura sobre as áreas de lavoura, o quadro de emissões mudou e a produção agrícola passou a ser a principal emissora de gases de efeito estufa na região, respondendo por 32%, a maior fatia.

Dia 26 (quarta) - Ações do SETOR RURAL em PARINTINS

Ações do SETOR RURAL no município de Parintins

SEPLAN é sede da reunião das Câmaras Setoriais

Primeira reunião das Câmaras Setoriais em 2014. Mais uma vez, destaco a condução dos trabalhos pelo Engenheiro Laerte Chixaro. Sempre objetivo, organizado e conhecedor dos assuntos que tramitam pelas Câmaras. 
Também brilhante e rica em conteúdo a palestra do Professor Eraldo  Boechat sobre as perspectivas do legado Pós Copa. Fiquei impressionado com o nível de detalhamento de todas as ações que envolvem os quatro jogos na cidade de Manaus. Parabenizo o trabalho da equipe da UGPCOPA. Segundo o Boechat, são 20 guerreiros. Vai dar tudo certo!!

Sepror e Crea/AM assinam Termo de Cooperação que beneficia Responsáveis Técnicos (RTs)


A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Amazonas (Crea/AM) assinaram nesta segunda-feira (24) o Termo de Cooperação Técnica que reduz a taxa de emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para profissionais da pasta. Com a cooperação a taxa passa de R$63,64 para R$6,26.
O termo foi assinado pelo secretário de Produção Rural (Eron Bezerra) e pelo presidente do Crea/AM, Telamon Barbosa Neto, com a presença do presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Amazonas (AEAEA), Antônio Joaquim.
O Termo tem por objetivo, segundo Eron Bezerra, estabelecer mecanismos de cooperação institucional entre a Sepror e o Crea/AM e, principalmente, reduzir o valor cobrado pela taxa de ARTs emitidas por Responsáveis Técnicos.

Campanha de vacinação contra febre aftosa é iniciada em Alvarães

Em Alvarães (distante a 538 quilômetros de Manaus), extensionistas da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) realizaram, no dia 17 de março, visita e lançamento da campanha de vacinação contra febre aftosa no sítio Bom Jesus, localizado no quilômetro 8 da estrada Alvarães/Nogueira.
A ação teve como objetivo orientar os criadores de bovinos e bubalinos a respeito da importância da vacinação para prevenção contra a febre aftosa. Na ocasião estiveram presentes criadores de bovinos e bubalinos, extensionistas das Unidades Locais do IDAM/Uarini e Tefé, mais representantes da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas – ADAF/Tefé.

Por Aldizângela Brito

Amazonas tem 16 cooperativas consideradas de sucesso em publicação


“História de Cooperação – 366 Cooperativas Brasileiras que Constroem um Mundo Melhor” é o título de uma publicação histórica que reconhece e personifica os mais diversos empreendedores cooperativos dos 26 estados e mais o Distrito Federal, que vem contribuindo para o desenvolvimento econômico com justiça social. Em inglês e português, o livro, com 389 páginas, mostra cases de sucesso e a busca pela sustentabilidade dos 13 ramos promovidos no País.
No Brasil, os ramos agropecuário, consumo, crédito, educacional, especial, habitacional, infraestrutura, mineral, produção, saúde, trabalho, transporte e turismo e lazer reúnem mais de 11 milhões de associados e mais de 321 mil empregados. Incluindo as famílias desses cooperados, o cooperativismo envolverá, bem mais que isso, cerca de 44 milhões de brasileiros.
 
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, esses indicativos numéricos refletem a eficiência do segmento cooperativo, cuja missão vem sendo cumprida, baseada na transparência e na confiança.
 

Lançamento da Agenda Legislativa do Cooperativismo


Brasília (24/03) – Estão sendo concluídos os últimos detalhes para o evento de lançamento da Agenda Legislativa do Cooperativismo 2014, a ser realizado hoje à noite. Durante a cerimônia, o Sistema OCB entregará aos representantes dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Desenvolvimento Agrário (MDA) as propostas do setor cooperativista aos planos “Agrícola e Pecuário” e “Safra da Agricultura Familiar”. 
O Sistema OCB tem sido um parceiro fundamental na construção de tais ferramentas, apresentando suas propostas com vistas ao aperfeiçoamento de importantes programas de investimento e de capital de giro.

Mulheres cooperadas da Coomapem assinam contrato com o Pronaf


Cooperadas da Coomapem (Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru) assinaram, nesta segunda-feira, 24 de março, os dez primeiros contratos com o Pronaf Mulher (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) para financiamento de projetos agrícolas e compra de implementos para a agricultura familiar. O gerente do Banco da Amazônia, Salomão Alenquer participou das assinaturas dos contratos, representando a diretoria da instituição financeira no Estado.
Segundo a presidente, Eliana Medeiro, o projeto da Cooperativa em Manacapuru, é alcançar mais de 60 mulheres cooperadas ou esposas de cooperados, e conseguir financiamentos em torno de R$ 100 mil, pagando juros de 1,5% ao ano. Eliana disse ainda que as mulheres de Manacapuru tiveram o privilégio de serem as primeiras cooperadas a assinar os contratos com o Programa no município.
“Tenho a certeza que esse projeto vai trazer grande melhoria de vida para muitas famílias da nossa cooperativa e também de todo o município de Manacapuru”, finalizou a presidente.
Texto: Eliezer Favacho/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas
Fonte: Coomapem

FAEA participa de Audiência Pública em Rio Preto da Eva para discutir melhorias para o setor primário

Data: 25/03/2014 
  
   
 
Cerca de 300 produtores rurais participaram de uma Audiência Pública promovida pela Assembleia Legislativa na última segunda-feira (24) no município de Rio Preto da Eva (a 85 Km de Manaus). Na ocasião o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, ressaltou o momento importante para ouvir as dificuldades enfrentadas pelo setor primário. “É uma grande oportunidade que os produtores têm em colocar em debate os problemas para juntos encontrarmos soluções. É muito importante o engajamento da Assembleia Legislativa na busca de resolutividade principalmente para a falta de regularização fundiária e a precariedade das vicinais no município do Rio Preto da Eva” ressaltou Lourenço.