No encontro, ficou claro o potencial no manejo do pirarucu, mas sem o entreposto de pesca com SIM, SIE e SIF a comercialização fica comprometida e nas mãos dos atravessadores. |
Texto: Alex Ximango/Facebook
Na tarde desse 03/09/2015, recebemos na Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário, do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Amazonas, a DFDA/MDA-AM, a visita de gestores da Funai da região do Rio Purus juntamente com dirigentes do movimento indígena daquela região. O objetivo da visita foi para articular parcerias para articulação de políticas públicas para os povos indígenas do Purus.
A região do Purus tem 27 terras indígenas demarcadas/homologadas e 20 revindicadas. Na região há uma Coordenação Regional da FUNAI em Lábrea. Esta estará realizando nos dia 1, 2 e 3 de outubro, uma Conferência Regional de Política Indigenista. Na oportunidade da conferência, nos dias seguintes, 05 e 06, aproveitaremos para aproximar instituições afins, no sentido de buscar entendimentos e possibilidades de implementação dos planos de desenvolvimento já construídos.
Compuseram a comitiva os companheiros Waldemiro Farias, da Federação das Organizações Comunitárias e Indígenas do Médio Purus (FOCIMP), o Evangelista Apurinã que é da Coordenação Técnica Local (CTL) da FUNAI em Pauini, o Gilberto Batista que é líder indígena de Tapauá no médio Purus, e a Linete Ruiz que é da Coordenação Regional da FUNAI do médio Purus. Na oportunidade participou conosco da reunião, o companheiro Thomaz Meirelles da Silva da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), como também o consultor do Instituto Interamerica para a Cooperação da Agricultura (IICA), pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), o companheiro Cloves Pereira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário