sexta-feira, 11 de maio de 2018

"Ainda não tem recurso liberado, mas já podem encaminhar a documentação", afirma Serafim Taveira/CONAB/AM

Dias atrás, conversei com o Serafim Taveira, atual superintendente regional da CONAB/AM, sobre a liberação dos recursos para pagar a subvenção federal da PGPMBio no corrente ano. Serafim me disse que a previsão é para o início do mês de junho, mas que todos os grupos formais (associações, cooperativas, extrativistas) já podem encaminhar a documentação para análise da CONAB. Isso agiliza o lançamento no SISTEMA facilitando o pagamento logo após a liberação do recurso. Também me disse que já tem aproximadamente R$ 3 milhões de demandas em nível nacional. Eu acredito que no Amazonas a procura deverá ser alta em razão do preço de venda estar abaixo do mínimo em produtos como a borracha, cacau, andiroba, piaçava e açaí.
A liberação depende da publicação de uma PORTARIA que envolve vários ministérios. Portanto, é mais uma PAUTA para a bancada federal, não só do Amazonas, mas de TODOS os estados envolvidos no EXTRATIVISMO para agilizar a assinatura e publicação no Diário Oficial da União.
É inaceitável a população que preserva a FLORESTA esperar tanto tempo.
São essas atitudes que tenho cobrado das entidades que querem a floresta em pé, mas esquecem de lutar pelo bolso do extrativista. Os artistas envolvidos na preservação deveriam voltar ao Congresso para pedir agilidade na publicação dessa portaria, e não somente segurar cartazes em defesa da preservação. 

Essa política, a PGPMBio precisa ter mais apoio, de TODOS, sem discurso, mas com ações concretas em apoio à CONAB, operadora em nível nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário