segunda-feira, 18 de março de 2013

Presidente do Sistema FAEA-SENAR participa do lançamento da campanha contra febre aftosa


 
 
 A primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa 2013 iniciou neste sábado (16,) e segue até 31 de agosto, atendendo 41 municípios provenientes dos rios Solimões e Amazonas.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-AM), vem através dos Sindicatos Rurais e cursos de capacitação para vacinadores, ajudando o Estado nas campanhas atingir o status livre de aftosa em todos os municípios. Atualmente está classificação está restrita a Boca do Acre, Guajará, Sul de Lábrea e parte de Canutama.

De acordo com o presidente do Sistema FAEA-SENAR, Muni Lourenço, o Estado tem como meta atingir esse status ainda esse ano, o que é de extrema importância para a classe e toda sociedade. “Os produtores rurais só têm a ganhar com a classificação de livre de aftosa, por exemplo, melhoramento genético do rebanho amazonense, através da possibilidade da aquisição em nossas exposições agropecuárias de reprodutores e matrizes de outros Estados, aumentando a produtividade na produção de carne e lácteos”, declarou.

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária (ADAF), Sérgio Muniz, responsável pela execução da campanha, destacou avanços significativos. “Iniciamos acatando uma solicitação dos pecuaristas, que é de antecipar o início da campanha nos municípios de várzea, já que a cheia dos rios que ocorre no primeiro semestre dificulta a vacinação. Além disso, a criação e a estruturação da Adaf fazem com que esse trabalho seja intensificado e acelera nosso passo rumo à conquista do status de área livre de aftosa”, disse.

Procedimentos

De acordo com a Secretaria de Produção Rural (SEPROR), a responsabilidade da vacinação do rebanho é do criador, que deve providenciar instalações para contenção dos animais, como: curral, brete ou tronco, para facilitar o manejo do gado. Após a vacinação, o criador deve procurar o escritório da ADAF com o comprovante da aquisição da vacina, para fazer a notificação dela. As duas doses de vacinação garantem a saúde do rebanho o ano inteiro.

A notificação da vacinação evita que o criador seja autuado pela fiscalização da ADAF e também o documento básico para emissão da Guia de Trânsito Animal – GTA, quando do transporte de animais para abate ou para regiões ou localidades.

A Campanha de Vacinação é uma ação do Governo do Amazonas através da Sepror, Idam, Adaf, Superintendência Federal da Agricultura, Prefeituras e Produtores Rurais.












Com informações da Sepror.
Foto: Luzimar Bessa

Diárcara Ribeiro
Assessora de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário