quarta-feira, 3 de abril de 2013

IDAM impulsiona produção de castanha do Brasil no município de Beruri



02/04/2013 - Paula Vieira
O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), firmou contrato junto a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), que liberou recursos para a compra da safra / 2013 de castanha do Brasil a Usina de Beneficiamento do município de Beruri (a 170 km de Manaus). A ação visa fortalecer o setor extrativista com a geração de renda para as famílias que trabalham com a atividade.     
O valor total liberado nesta ação foi de R$ 230.317,25, que irá beneficiar cerca de 200 famílias de extrativistas com a compra de 13.147 latas, ou seja, 2.629 hectolitros de castanha in natura. 
De acordo com o gerente da Unidade Local do IDAM, Jaime Gatenha Ferreira Filho, a matéria prima será suficiente para garantir o funcionamento da Usina de Beneficiamento por um período de dois meses, gerando 50 empregos diretos e 40 indiretos.



A estimativa para a produção é de 29 toneladas de amêndoa desidratada, que serão destinadas para o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
“Com esta ação estamos conseguindo alcançar o objetivo esperado, que é valorizar o extrativismo local e fortalecer a cadeia produtiva da castanha do Brasil, além de contribuir com o desenvolvimento social e econômico da região”, finalizou Filho.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário