quarta-feira, 3 de abril de 2013

IDAM realiza palestra sobre controle de pragas e doenças na cultura da melancia



03/04/2013 - Paula Vieira
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), em Manicoré (a 332 km de Manaus), realizou no último dia 27, uma palestra sobre pragas e doenças da cultura da melancia, na comunidade Vila Liberdade, região conhecida pela alta produtividade do fruto.
O objetivo foi esclarecer aos produtores de melancia do município, técnicas adequadas para combater pragas e doenças no cultivo, visto que o ano passado a região sofreu uma perca de 98% da produção do fruto devido problemas fitossanitários.   

De acordo com a engenheira agrônoma do IDAM, Mariza Lisley, foi possível perceber que o uso de defensivos é indiscriminado, e utilizado de forma equivocada, uma vez que estão sendo usados fungicidas para controle dos pulgões (insetos sugadores) sem o uso do espalhante adesivo.
A engenheira agrônoma ressaltou que esse é um dos motivos pelo qual a Unidade Local está realizando palestras como essa. ´´Nosso objetivo é garantir frutos de qualidade no plantio da safra deste ano´´, disse. 
Os participantes receberam conhecimentos sobre controle cultural, eliminação de hospedeiros secundários, cuidados e uso racional dos defensivos químicos, entre outros. Também foi discutida a importância de utilizar o Equipamento de Proteção Individual (EPI). 



É importante ressaltar, que os produtores de melancia devem respeitar o período de carência (intervalo de tempo mínimo entre a última aplicação de um defensivo e a colheita de um produto) e também sempre procurar o auxilio de um engenheiro agrônomo ou florestal antes de adquirir e utilizar defensivos químicos.
´´A equipe técnica do IDAM, vai acompanhar todo o processo de plantio, desde o preparo da área até a comercialização, com intuito de minimizar a incidência de pragas e doenças na cultura da melancia apresentando recomendações de controle´´, destacou Mariza. 
Estiveram presentes na ocasião representantes da Prefeitura Municipal e Secretaria de Produção e Abastecimento do município.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário