sábado, 25 de maio de 2013

Apuí é o maior produtor de café do Amazonas


24/05 ›› Apuí é o maior produtor de café do Amazonas
24/05/2013 - Núbia Pereira
Hoje é comemorado o Dia Nacional do Café

Apuí é o município que mais se destaca na produção do café no estado do Amazonas. A partir dos incentivos, como financiamentos e assistência técnica por parte do governo do Estado, por meio da Agência de Financiamento do Amazonas – Afeam e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – Idam, respectivamente, o plantio da lavoura vem aumentando significativamente. Além disso, os agricultores que tem interesse no cultivo de café, recebem mudas selecionadas da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror). O café leva em média quatro anos para produzir e a média anual, no município é de 5 mil sacas, o equivalente a 300 toneladas do produto.
De acordo com o presidente do Idam, Edimar Vizolli, o desafio é investir, cada vez mais, em tecnologia para gerar emprego e renda, não só em Apuí, mas também em outros municípios, visando proporcionar o desenvolvimento da agricultura no Amazonas.





Agroindústria
Em Envira (a 1.208 km de Manaus) uma Agroindústria do café vem fortalecendo a atividade no município.
O agricultor Ademar Montefusco, da comunidade Marajá (há 2 km da sede do município), investe neste tipo de plantio há 3 anos, e hoje possui 3 hectares de área plantada. O incentivo do Idam foi fundamental para que ele diversificasse a produção de grãos, que hoje é a principal atividade local. 
De acordo com Montefusco, o acompanhamento dos técnicos da Unidade Local do Idam são importantes por conta, principalmente, dos conhecimentos que evitam o desperdício e contribuem para o sucesso da produção.
Em todo o município, a estimativa é colher até o mês de agosto, duzentas toneladas do produto que é entregue para a Agroindústria pelo preço de R$ 3,50.
A partir do processo de beneficiamento, o café é comercializado no mercado local. 
Segundo a técnica agrícola da Unloc do Idam/Envira, embora tenha aumentado o interesse dos agricultores neste tipo de produção, ainda não existe demanda capaz de suprir as necessidades do município. A ideia é que a partir do ano que vem, novos financiamentos e outros incentivos sejam feitos para expandir esta cultura. 

Um comentário:

  1. Thomaz...tenho interesse em comprar café do Amazonas...vc tem contato de algum produtor...tenho uam micro torrefaçã ode cafés especiasi em Curitiba e quero oferecer cafés exóticos e diferentes.

    ResponderExcluir