24/05/2013 - Paula Vieira
Com a participação de doze pecuaristas, a Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), realizou no início de maio, uma Demonstração de Método (DM) sobre Vacinação. A atividade aconteceu na comunidade Pernambuco, localizada à margem esquerda do rio Juruá, município de Ipixuna (a 1.368 km de Manaus).
O objetivo é continuar incentivando os criadores de gado dos municípios do Estado, a contribuir com a erradicação da febre aftosa. Para isso, extensionistas do Idam prestam toda assistência técnica, orientando e demonstrando as forma correta de aplicação, manuseio e conservação da vacina.
De acordo com o gerente da Unidade Local do Idam, Luciano Lobo Pinheiro Vaz, a comunidade foi escolhida para a realização da DM, devido possuir um número de 32 criadores cadastrados na Agência de Defesa Agropecuária e Florestal- Adaf, com um rebanho de aproximadamente 1.000 bovinos, assistidos diretamente pelo Idam.
Vale destacar, a importância de se combater a doença, uma vez que o animal que adquirir a febre aftosa pode trazer sérios prejuízos para o produtor. Por ser contagiosa a doença se espalha facilmente por rebanhos inteiros, o que multiplica os prejuízos.
A atividade faz parte das metas do Plano Operativo 2013, elaborado pelo Idam, e foi conduzida pelo gerente da Unidade Local, Luciano Lobo Pinheiro Vaz, e o médico veterinário da Adaf, Raimundo Francalino Pereira.
Vacinação - É importante lembrar aos produtores que ainda não vacinaram seus rebanhos, que a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa vai até o dia 31 de maio. As vacinas estão disponíveis na Unidade Local do Idam / Ipixuna, e são comercializadas a R$ 0,60 centavos. Os produtores das localidades como o ramal do João Batista, ramal dos Encarnados e Igarapé do Limão já imunizaram seus rebanhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário