quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Ação itinerante beneficia famílias rurais em Tabatinga

Visita de ATER
Visita de ATER
Por Paula Vieira,
 
Proporcionar o acesso às políticas públicas para as famílias rurais de Tabatinga (a 1.108 km de Manaus) foi o principal objetivo da ação itinerante realizada no último dia 13 de agosto, pela Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas- IDAM/Tabatinga.
 Mais de 30 famílias da comunidade São João foram atendidas durante a ação. Reuniões, cadastros de agricultores para a emissão da Carteira do Produtor Rural, preenchimento de formulário para emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), orientação para emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), palestras sobre a importância da DAP e dos programas de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e Aquisição de Alimentos (PAA), foram algumas das metodologias utilizadas durante a atividade.

 Na ocasião foram realizadas cerca de 20 visitas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em propriedades de agricultores da referida comunidade.
 Para o gerente do IDAM/Tabatinga, Reginaldo Lima, com a iniciativa é possível verificar que os agricultores estão mais otimistas para desenvolver as atividades no campo. “É importante esclarecer todas as dúvidas das famílias com relação às políticas públicas existentes para o setor primário, uma vez que os programas voltados para o meio rural facilitam a comercialização dos produtos agrícolas, proporcionando aos agricultores aumento na renda familiar e melhores expectativas de vida”, ressaltou.
 Conforme o presidente da comunidade, Cleudomar Uchoa, a presença do IDAM é de fundamental importância para as famílias, visto que, as informações e as práticas transmitidas visam sempre ajudar o pequeno agricultor e incentivá-los a trabalhar de acordo com a legislação ambiental sempre prezando a sustentabilidade.
 Na ação estiveram envolvidos todos os técnicos da Unidade Local do IDAM/Tabatinga.
Técnicos do IDAM/Tabatinga esclarecendo dúvidas de agricultores (as) locais
Técnicos do IDAM/Tabatinga esclarecendo dúvidas de agricultores (as) locais

Nenhum comentário:

Postar um comentário