quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Empreendedorismo rural é tema de capacitação em São Paulo de Olivença


Participantes do curso
Futuros empreendedores
Cerca de 75 famílias do município de São Paulo de Olivença estão participando do curso de empreendedorismo rural iniciado no dia 15 de agosto, pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas-IDAM em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- Sebrae/AM, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar e Prefeitura Municipal.
O objetivo é desenvolver uma visão estratégica do meio rural, buscando eficiência e eficácia, visando gerar lucros das produções agrícolas cultivadas nas Unidades de Produção Familiar.
De acordo com o gerente da Unidade Local do IDAM/São Paulo de Olivença, Paulo Silva, a ideia é orientar os agricultores sobre a importância do planejamento da atividade, principalmente, para essas 75 familias, que foram beneficiadas com o crédito rural do Pronaf, e que agora terão uma visão de empreendedorismo para aplicar com segurança o recurso.
O curso está sendo ministrado pela consultora do Sebrae, Mônica Valesca. Entre os conhecimentos que estão sendo repassados aos participantes estão: como identificar as ideias de negócio, como descrever e verificar a viabilidade da atividade e principalmente como administrá-la.
Segundo Paulo, as atividades incentivadas pelo IDAM que visam o empreendedorismo estão voltadas para o cultivo da mandioca, banana e hortaliças.
Vale ressaltar que o curso foi dividido em três etapas, a primeira fase foi de diagnóstico da propriedade, a segunda será de elaboração do plano de trabalho e a terceira constará da conclusão das atividades e apresentação dos resulatados.
Para o fechamento do curso que acontece no dia 15 de novembro, está programado a realização de uma feira da agricultura familiar para a exposição e comercialização dos produtos agrícolas. O evento acontecerá na sede do município.
Os agricultores beneficiados com a capacitação pertencem as comunidades de Bom Jesus II, Campo Alegre, Santa Inês, Bom Fim I e Bom Fim II.
Curso de empreendedorismo rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário