Cerca de 75 famílias do município de São Paulo de Olivença estão participando do curso de empreendedorismo rural iniciado no dia 15 de agosto, pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas-IDAM em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- Sebrae/AM, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar e Prefeitura Municipal.
O objetivo é desenvolver uma visão estratégica do meio rural, buscando eficiência e eficácia, visando gerar lucros das produções agrícolas cultivadas nas Unidades de Produção Familiar.
De acordo com o gerente da Unidade Local do IDAM/São Paulo de Olivença, Paulo Silva, a ideia é orientar os agricultores sobre a importância do planejamento da atividade, principalmente, para essas 75 familias, que foram beneficiadas com o crédito rural do Pronaf, e que agora terão uma visão de empreendedorismo para aplicar com segurança o recurso.
O curso está sendo ministrado pela consultora do Sebrae, Mônica Valesca. Entre os conhecimentos que estão sendo repassados aos participantes estão: como identificar as ideias de negócio, como descrever e verificar a viabilidade da atividade e principalmente como administrá-la.
Segundo Paulo, as atividades incentivadas pelo IDAM que visam o empreendedorismo estão voltadas para o cultivo da mandioca, banana e hortaliças.
Vale ressaltar que o curso foi dividido em três etapas, a primeira fase foi de diagnóstico da propriedade, a segunda será de elaboração do plano de trabalho e a terceira constará da conclusão das atividades e apresentação dos resulatados.
Para o fechamento do curso que acontece no dia 15 de novembro, está programado a realização de uma feira da agricultura familiar para a exposição e comercialização dos produtos agrícolas. O evento acontecerá na sede do município.
Os agricultores beneficiados com a capacitação pertencem as comunidades de Bom Jesus II, Campo Alegre, Santa Inês, Bom Fim I e Bom Fim II.
Nenhum comentário:
Postar um comentário