segunda-feira, 26 de agosto de 2013

IDAM capacita agricultores em Jutaí


aula práticaO governo do Estado, por intermédio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas – IDAM, realizou no período de 8 a 10 de agosto, no município de Jutaí (a 750 km de Manaus), o curso de Planejamento da Exploração e Técnicas de Corte e Operacionalização de CTF e DOF.
A capacitação, dividida em aulas teóricas e práticas, beneficiou 25 participantes, entre filhos de agricultores, micros proprietários de serrarias e movelarias, parte deles detentores de Planos de Manejo Florestais em Pequena Escala, operadores de motosserra proprietários de micro serrarias, movelarias, marcenarias e comunitários que trabalham na exploração florestal madeireira do município.
O objetivo do curso foi para que haja melhoria nos planejamentos e operações da colheita florestal de espécies madeireiras, dentro dos padrões técnicos e de segurança (de acordo com normas segurança do trabalho), para que eles operem seus próprios sistemas, por meio das ferramentas disponíveis para oferecer, comprar e vender produtos e subprodutos de origem florestal, além de aplicar os conhecimentos de operacionalização do CTF (Cadastro Técnico Florestal) e DOF (Documento de Origem Florestal).
 Para o gerente da Unidade Local (Unloc) do IDAM, Júlio Goés é importante esse tipo de investimento, pois incentiva a famílias a trabalhar mais com madeira manejada e a legalização das serrarias/movelarias. “Isso melhora, da motivação e fortalece o setor madeireiro e moveleiro com geração de emprego e renda”, disse o gerente, reforçando que a ação permite agregar valor aos produtos e subprodutos de origem madeireira, com procedência, tudo dentro da sustentabilidade ambiental. prática
 Parceria
Em parceria com Agência de Desenvolvimento Sustentável – ADS, os participantes receberam instruções, nos dias 10 e 11 de agosto, sobre operacionalização da serraria portátil, modelo Lucas Mill no beneficiamento de madeira em tora. Técnicos da Unidade Local do IDAM/Fonte Boa, também participaram da capacitação, que teve como instrutor o assessor técnico Marilson Rodrigo, da Fundação Amazonas Sustentável.
Após o treinamento, a ADS fez a entrega da serraria para a Associação de Moveleiros e Extratores de Madeira do Município de Jutaí-AMEJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário