segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Pacote de Ações beneficia agricultores de Lábrea

                       


lábreaO Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Produção Rural (sepror) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), realizou no último dia 21, quarta-feira, várias ações no município de Lábrea, entre elas o lançamento do Programa de Recuperação dos ramais dos Km 12, 24, 26, Tauaruhã e Capihã e o lançamento do Programa de Piscicultura, construção da UPA – (Unidade de Produção de Alevinos,) além da entrega de 150 kits sangria. Na ocasião, também, foi feito o anúncio de mais 450 kits do Programa de Revitalização da Borracha no Amazonas, que deve acontecer até o final deste ano.
As ações fazem parte do Programa Amazonas Rural e estão voltadas para o fomento da produção (escoamento e recuperação de ramais), aumento da produção de alimentos (lançamento do Programa de Piscicultura). A ideia é proporcionar mais dignidade a homens e mulheres do campo.
Uma capacitação sobre Boas Práticas de Extração do Látex,  foi realizado no período de 19 a 21 de agosto, envolvendo 40 famílias de indígenas das etnias Paumarí, Apurinã e Jarawara.
Durante os três dias, os indígenas, tiveram aulas teóricas e práticas onde aprenderam atividades diversas, como cortes superficiais, propício para não causar danos às arvores de seringueiras.
O município de Lábrea é o segundo maior produtor de borracha do Amazonas, tendo produzido no ano passado 76,5 toneladas de Cernambí Virgem Prensado (CVP). A partir desta iniciativa, a expectativa é dobrar a produção nesta safra.
Durante a ação também foi assinado o Termo de Convênio entre a Sepror e a Prefeitura Municipal de Lábrea, no valor de R$ 1.590.000,00, para o Projeto de Piscicultura do município. O Estado destinará 1,5 milhão e a Prefeitura com R$ 90,00, para construção de 53 hectares de viveiros escavados. ações
A produção de peixes passará das atuais 25 toneladas/ano, para 400 toneladas/ano. O projeto vai beneficiar diretamente 53 famílias ou 216 pessoas da comunidade labrense e começa a ser viabilizado no mês de setembro.
Segundo o secretário de Produção Rural, Eron Bezerra, a intenção é que na Semana Santa, em 2014, a população já esteja consumindo tambaqui curumim proveniente deste projeto. Ele garantiu que, o tambaqui ruelo ou adulto estará pronto para o consumo, em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário