segunda-feira, 12 de agosto de 2013

IDAM realizará curso sobre boas práticas de manejo e extração de óleo de andiroba em Eirunepé

Por Paula Vieira,

Andiroba
Divulgação
O governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), realizará na próxima quinta-feira, 15, um curso de boas práticas de manejo e extração de óleo de andiroba. O evento acontecerá na comunidade Matrinxã, município de Eirunepé (a 1.245 km de Manaus).
O objetivo é melhorar a qualidade do óleo produzido nas comunidades Malagueta, Matrinxã e Nova Esperança, além de apresentar técnicas que melhorem o desempenho da atividade e incentivar os participantes sobre o uso sustentável dos recursos naturais.

A atividade será conduzida pelo técnico florestal da Unidade Local do IDAM/ Eirunepé, Francisco Luzivan Furtado. O curso terá uma carga horária de 24 horas/aula, dividido em aulas teórica e práticas e será ministrado para um público de vinte e cinco extrativistas.
Demonstrações de Método sobre lavagem, cozimento, repouso e secagem das sementes, preparo da massa e procedimentos para o beneficiamento de óleo de andiroba (extração, filtragem e armazenamento) serão algumas das práticas repassadas aos participantes.
Segundo Furtado, temas como diferença entre as espécies de andiroba, uso da andirobeira, manejo florestal sustentável, etapas do manejo, cadeia produtiva da andiroba e beneficiamento da semente, serão enfatizados durante a atividade.
Para o gerente do IDAM/Eirunepé, Denis de Lima Correia, é importante incentivar as famílias a trabalharem com a extração do óleo vegetal de andiroba, visto que para desenvolver a atividade não é necessário desmatar a floresta, o que reduz o impacto ambiental e aumenta o equilíbrio ecológico.
O curso se estende até 17 de agosto.
Sustentabilidade
A andirobeira floresce uma vez por ano, entre os meses de agosto e outubro. O método de extração não afeta a árvore, sendo considerado totalmente sustentável. A produção de uma árvore de andiroba varia muito ao longo dos anos, porém , estudos apontam que na região do estuário amazônico, foram encontradas árvores na mata produzindo de 50 a 200 quilos de semente por ano e plantações produzindo de 25 a 50 quilos. O óleo de andiroba é um dos produtos medicinais mais vendidos na Amazônia. Ele também é utilizado na fabricação de produtos de massoterapia, óleos corporais, cremes, hidratantes e loções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário